Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Deam

Polícia Civil de Santa Cruz integra operação de combate à violência contra a mulher

A Polícia Civil de todo o Rio Grande do Sul participa de uma ação nacional de combate a crimes de violência contra a mulher

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz do Sul integra a Operação Resguardo, deflagrada em todo o País, em combate aos crimes de violência contra a mulher. A ação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas. Como parte da operação, a Deam realizou, ainda na semana passada, a apreensão de uma arma de fogo, no Bairro Bom Jesus.

Segundo a titular da Deam, que também atua à frente da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Santa Cruz, delegada Lisandra de Castro de Carvalho, a operação já vem sendo deflagrada desde janeiro. “Compilamos dados dos trabalhos que realizamos no dia a dia, como cumprimentos de mandado de busca, representação por medidas protetivas, fiscalizações de denúncias e descumprimentos de medidas. E nessa semana, nós contabilizamos esse mandado de busca e apreensão no Bairro Bom Jesus”, explicou.

De acordo com a delegada, a investigação engloba crimes sexuais, assédio e importunação. Durante esta segunda-feira, Dia Internacional da Mulher, ainda serão cumpridas medidas cautelares, medidas protetivas e mandados judiciais em todo o País.

Publicidade

LEIA MAIS: Violência contra a mulher: trabalho da polícia vai além da investigação

Operação atendeu 51 mil vítimas

Somente nesta segunda-feira foram cumpridos, no Rio Grande do Sul, 39 mandados de busca e apreensão, 14 suspeitos foram presos preventivamente, uma arma foi apreendida, dez medidas protetivas de urgência verificadas e 32 denúncias, atendidas. A ação gaúcha na Operação Resguardo conta com 84 agentes em 30 viaturas.

A Operação Resguardo, que começou em janeiro deste ano, ocorre simultaneamente nos 26 estados e no Distrito Federal. Desde o início de 2021, a Polícia Civil do RS já apurou 615 denúncias, concluiu 5,8 mil inquéritos policiais, cumpriu 93 mandados de prisão e 244 mandados judiciais. Cerca de 51 mil mulheres vítimas de violência foram atendidas desde então e 180 agressores foram presos no Estado. Ao todo, 1.072 policiais civis participaram das ações neste período, com 300 viaturas empregadas nas ofensivas.

Publicidade

A chefe da Polícia Civil do RS, delegada Nadine Anflor, destacou o empenho dos policiais civis gaúchos e a integração da força-tarefa nacional. “Esta é talvez a maior operação com essa temática e essas ações são essenciais para a redução nos índices de violência contra a mulher. Quero agradecer a todos os agentes das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher do Estado e estender meu reconhecimento aos colegas das demais delegacias que também se engajaram para esta grande operação”, acrescentou. 

Com informações da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

LEIA MAIS: Dia da Mulher: elas estão na linha de frente contra o coronavírus

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.