Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INVESTIGAÇÃO

Em buscas por acusado de homicídio, polícia apreende arma adulterada

Foto: Divulgação Polícia Civl

Oito celulares foram apreendidos

A Polícia Civil de Sinimbu cumpriu um mandado de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira, 1º, no interior de Gramado Xavier. Os investigadores apuraram ao longo das últimas semanas que moradores das localidades de Coronel Vieira e Linha Silveira poderiam estar escondendo Rubem Pereira, de 28 anos. Ele é acusado de ter assassinado o agricultor Paulo José de Moraes, de 38 anos, na noite de 31 de outubro de 2020, em um bar de Linha da Grama, Sinimbu.

LEIA MAIS: Homem acusado de matar agricultor em Sinimbu está foragido

Após o trabalho que identificou essas propriedades como sendo possível esconderijo do autor do crime, o delegado Alessander Zucuni Garcia, responsável pela DP de Sinimbu, representou por três mandados de busca e apreensão nas residências onde o homem procurado pela Justiça poderia estar escondido. O indiciado não foi localizado, no entanto, uma arma com suspeita de adulteração e oito aparelhos celulares que estavam nas residências foram apreendidos.

LEIA MAIS: Desavença política pode estar por trás de morte em Sinimbu

Publicidade

“Esses telefones vão passar por averiguação e essa espingarda, inicialmente de pressão, é possível que tenha sido modificada para disparar munições de arma de fogo. Isto também será apurado na sequência do procedimento”, comentou o delegado Alessander Zucuni Garcia. As diligências desta quinta-feira foram realizadas por agentes da DP de Sinimbu, 2ª DP de Santa Cruz do Sul e DP de Boqueirão do Leão, além de policiais da Brigada Militar (BM) de Gramado Xavier.

O mandado de prisão preventiva contra Rubem, conhecido como Rubinho, foi expedido no dia 24 de novembro pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse, da 1ª Vara Criminal de Santa Cruz do Sul. O documento consta como pendente de cumprimento no sistema aberto do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), após a conclusão do inquérito policial que indiciou Rubinho e um comparsa, de 30 anos, por homicídio qualificado – o segundo vai responder em liberdade.

LEIA MAIS: Suspeito de matar agricultor em Sinimbu se apresenta à Polícia Civil

Publicidade

Uma série de diligências vem sendo realizadas pela Polícia Civil para localizar o foragido em locais que poderiam ser frequentados por ele. Outros mandados de busca foram realizados ao longo dos últimos meses em propriedades de Banhado Grande, em Gramado Xavier, e Linha Almeida, Salto do Rio Pardinho e Pinhal Santo Antônio, em Sinimbu. Todas sem sucesso.

Relembre o caso

O agricultor Paulo José de Moraes, de 38 anos, foi morto a tiros na noite de 31 de outubro, às 20h45, em um bar de Linha da Grama. A vítima estava no estabelecimento, que fica perto do distrito de Pinhal Santo Antônio, nas proximidades da RSC-153, entre Herveiras e Gramado Xavier, quando foi alvejada na cabeça por dois tiros de revólver calibre 38.

LEIA MAIS: Autor de homicídio em Sinimbu chegou acompanhado ao local do crime

Publicidade

Segundo a Polícia Civil, momentos antes da morte havia acontecido uma tentativa de agressão dos acusados contra a vítima, dentro do bar. Paulo José então teria saído do estabelecimento, com medo de ser agredido. Porém, cerca de meia hora mais tarde, voltou ao local para buscar um lanche que havia encomendado. Nesse momento, teria sido surpreendido pela ação do atirador.

A vítima chegou a correr para o interior do estabelecimento, mas foi alcançada e alvejada. Paulo José morreu na hora. A seguir, quando Rubem Pereira passou novamente pela parte do imóvel onde fica o bar, um outro homem conseguiu desarmá-lo após entrar em luta corporal. Conforme apurado pela Polícia Civil, o autor dos tiros fugiu a pé para um mato atrás do bar.

LEIA MAIS: Oito testemunhas já foram ouvidas pela polícia

Publicidade

Ainda na noite do crime, o revólver utilizado foi apreendido pela Patrulha Comunitária do Interior (PCI) da BM. Um pé de tênis cinza, tamanho 42, perdido pelo acusado na fuga, também foi apreendido. Rubem Pereira estaria trabalhando como pedreiro em Sinimbu, na localidade onde fica o bar onde ocorreu a morte. Paulo José de Moraes, a vítima, não tinha antecedentes.

Espingarda é apreendida em Boqueirão do Leão
Ainda na manhã desta quinta-feira, um quarto mandado de busca e apreensão, expedido pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse, da 1ª Vara Criminal de Santa Cruz do Sul, foi cumprido pelos mesmos policiais na residência de um homem de 41 anos. Ele figura como investigado em uma ocorrência de violência doméstica, ocorrida no Centro de Sinimbu e registrada na última terça-feira, 30.

A vítima do caso é uma mulher de 35 anos. Ela sofreu ameaças e injúrias do suspeito. O mandado foi cumprido em Linha Colônia Picolli, interior de Boqueirão do Leão, onde uma espingarda calibre 28 foi apreendida. “Ao receber o ofício solicitando medidas protetivas para a vítima, e sendo informado da existência de registro de arma de fogo na residência do suspeito, a juíza emitiu um mandado de busca e apreensão dessa arma”, comentou o inspetor da DP de Sinimbu, Marcelo Jackisch.

Publicidade

Espingarda calibre 28 foi apreendida | Foto: Divulgação Polícia Civil

LEIA MAIS: Polícia Civil indicia dupla pela morte de agricultor

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.