Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ARROIO DO TIGRE

Idosa tem cartão furtado ao buscar vacina contra Covid-19

Foto: Pixabay

A equipe da Delegacia de Polícia (DP) de Arroio do Tigre descobriu que uma idosa teve o cartão bancário furtado no momento em que foi a um posto de saúde se vacinar contra a Covid-19. O crime foi cometido por uma técnica de enfermagem, que não apenas subtraiu o item, como também foi ao banco e sacou todo o valor da aposentadoria mensal da mulher, no valor de R$ 1,1 mil.

O caso aconteceu na segunda-feira da semana passada, dia 5. A idosa, de 83 anos, foi ao posto de saúde por volta das 8h15, em busca da segunda dose da vacina contra o coronavírus. Chegando lá, entregou o cartão SUS junto ao do banco, por engano, a uma técnica de enfermagem. No entanto, foi informada pela funcionária do posto de que a nova imunização deveria ocorrer apenas em maio.

LEIA TAMBÉM: Trio de estelionatários é preso em Venâncio Aires

A vítima saiu do local e, em um momento posterior, foi ao banco, que fica a duas quadras, para sacar a aposentadoria. Na agência bancária, porém, não localizou o cartão. A senha para acesso da conta estava junto a esse cartão, escrita em um papel – a prática, embora não recomendada, é comum entre muitas pessoas para não esquecer os dígitos. A idosa então retornou ao posto de saúde, onde imaginava ter deixado o item, mas também não o encontrou lá.

Publicidade

“Houve a coincidência de que nós, policiais civis, estávamos nos vacinando naquele momento contra a Covid-19. Todos presenciamos ela falando dessa história do cartão perdido”, comentou a delegada titular da DP de Sobradinho, que também responde pela DP de Arroio do Tigre, Graciela Foresti Chagas. “Como a vítima efetuou o registro, fomos averiguar junto ao banco a situação envolvendo o saque, que havia sido feito naquela mesma manhã. Vimos em imagens de câmeras que ele havia sido realizado às 9h31 por uma pessoa que usava EPIs completos de profissionais da saúde, como jaleco, touca e máscara”, comentou a delegada.

LEIA TAMBÉM: Operação prende integrantes de grupo criminoso que aplica golpes na região

Os investigadores descobriram que a autora do furto do cartão e do saque foi uma técnica de enfermagem de 36 anos, que trabalha há 14 anos no posto de saúde central de Arroio do Tigre e efetua as vacinas. Em razão disso, a Polícia Civil cumpriu na terça-feira mandados de busca no local do furto, na residência dos familiares da técnica, ambos no Centro; e também na casa dela, em Linha Tigre, interior do município. “Não localizamos o cartão, mas em depoimento ela admitiu que efetuou o saque, e manifestou que iria tentar se esforçar para restituir o valor.”

Delegada Graciela Foresti Chagas ouviu outros funcionários do posto de saúde

OUTROS CRIMES SERÃO APURADOS
Embora a investigação sobre o caso tenha se encerrado, a titular da DP de Arroio do Tigre suspeita que a autora possa estar por trás de outras situações semelhantes ocorridas ao longo dos últimos anos. “Foi um crime que nos chamou a atenção, pois aconteceu quando a idosa foi se vacinar contra a Covid-19. Nos depoimentos, ouvimos diversas pessoas que trabalham nesse local e nos relataram que ocorreram outros episódios de desaparecimento de cartões nas dependências desse mesmo posto. Por isso, vamos analisar o envolvimento dela nessas outras situações”, frisou Graciela Foresti Chagas. A técnica de enfermagem não teve o nome revelado pelas autoridades policiais. Ela irá responder em liberdade por furto qualificado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Golpes financeiros contra idosos cresceram 60% na quarentena

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.