Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Módulo da Guarda Municipal passa a operar em Linha Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Guarda vai ficar à disposição de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na estrutura construída e administrada pela Amorlisc

A partir desta quinta-feira, 13, a segurança de Linha Santa Cruz e redondezas está reforçada. Um módulo da Guarda Municipal (GM) passa a funcionar de forma oficial de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com o objetivo de reforçar a aproximação junto à comunidade e combater a criminalidade. Localizado junto à subprefeitura, o ponto funcionará como um elo entre os agentes e os moradores.

O objetivo é tornar útil o local. Embora o espaço administrado e construído pela Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) já fosse utilizado de forma esporádica por guarnições da GM e da Brigada Militar (BM), não havia uma estrutura funcional para atendimento diário, ou mesmo de efetivo que permitisse a atuação de policial e guarda.

Há 30 dias, foi confirmado que o lugar contará com um guarda municipal todos os dias da semana. “Havia uma demanda antiga da comunidade, de que as forças de segurança pudessem estar mais presentes, tanto aqui como próximo, em Boa Vista e Monte Alverne. Há algumas semanas iniciamos esse trabalho, com alguns testes, e ele veio a ser oficializado agora”, salientou o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Pereira Gonçalves.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal instala módulo compartilhado próximo da Zona Sul

Na terça-feira, a prefeita Helena Hermany; o vice Elstor Desbessell; o subprefeito de Linha Santa Cruz, João Cassepp; e o secretário municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana, coronel Everton Oltramari, visitaram o módulo. “Nesse ponto de Linha Santa Cruz está reunido aquilo que é obrigação de uma prefeitura: saúde, educação e segurança. Parabéns pela mobilização dos moradores e pelo trabalho da Guarda Municipal. Sempre digo que eles são os anjos da guarda da cidade, 24 horas auxiliando nossa gente”, disse a prefeita.

Oltramari explicou que o projeto vai ao encontro do que estava no plano de governo. “Queremos transformar o foco de atuação da Guarda Municipal, aproximando-a da comunidade. Deixar de ser apenas uma vigilância patrimonial e interna da Prefeitura e se tornar algo comunitário.” Há um espaço no módulo destinado à BM, com mesa e armário. A expectativa é que um policial militar também seja designado de forma fixa para o ponto.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal prende receptador de ferro


Com 25 anos de GM, Fanfa assume o ponto
A Gazeta do Sul visitou nessa quarta-feira, 12, as instalações no módulo e conversou com o guarda municipal Moacir Fanfa, de 56 anos, que ficará responsável pelo ponto. Ele disse já notar uma maior aproximação com a comunidade durante as rondas, tanto em Linha Santa Cruz como em Boa Vista e Monte Alverne. “As pessoas já notaram que estamos mais próximos. E desde que assumi aqui, todos me trataram muito bem. Me lembro de uma moça que se disse feliz, porque nunca tinha visto a atuação de um guarda nas imediações de onde ela mora”, salientou Fanfa, que completa 25 anos de atuação na Guarda Municipal nesta sexta, 14.

“Entrei no primeiro concurso”, disse ele, orgulhoso do trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Aqui, precisamos conhecer e participar da realidade da comunidade e de outras próximas. O objetivo é cada vez mais ir melhorando esse atendimento. É importante as pessoas daqui saberem que estamos próximos e prontos para auxiliar.” No período de intervalo, Fanfa tem uma programação certa. “Aqui só escuto a Rádio Gazeta. Gosto muito do programa Rede Social, com a Maria e o Porto.”

Publicidade

Em especial nesta época de pandemia, o coordenador da GM diz ter notado um aumento muito grande de aglomerações em loteamentos em Linha Santa Cruz. “Essa área cresceu muito, é quase uma cidade à parte. Por isso, é importante uma segurança reforçada. Da mesma forma que a cidade cresce, o crime também aumenta, então precisamos trabalhar as ações preventivas, antecipar delitos, fazer com que tenha menos chances de o crime se instalar”, afirmou Éberson.

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal flagra aglomeração no aeroporto

Fanfa: “Estamos prontos para auxiliar” | Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal usa motocicletas e viaturas para dispersar pessoas nas ruas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.