Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SEGURANÇA

Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul completa 25 anos

A data do aniversário faz referência ao dia 14 de maio de 1996 quando os aprovados no primeiro concurso de 1995 tiveram seus nomes homologados

Nesta sexta-feira, 14, a Guarda Municipal (GM) de Santa Cruz do Sul completa 25 anos de atuação. O órgão foi criado durante o governo do prefeito Edmar Hermany. A data do aniversário faz referência ao dia 14 de maio de 1996, quando os aprovados no primeiro concurso, de 1995, tiveram seus nomes homologados por portaria para assumirem seus cargos. Após 5 anos, foi realizado mais um concurso público para o preenchimento de novas vagas e neste foram incorporadas as primeiras integrantes femininas ao quadro.

Em 2012 foi realizado mais um concurso, em que foram chamados mais 16 agentes. O último processo seletivo para a Guarda Municipal ocorreu no ano passado e os aprovados ainda aguardam serem chamados para matricular-se no curso de formação, obedecendo assim uma nova forma de admissão ao cargo.

LEIA TAMBÉM: Módulo da Guarda Municipal passa a operar em Linha Santa Cruz

De acordo com o coordenador da GM, Éberson Pereira Gonçalves, a ideia é dar continuidade ao trabalho que a corporação já desenvolve no município. “Buscamos implementar mecanismos que possam facilitar o trabalho dos agentes de forma a aproximar mais das comunidades, focar no policiamento preventivo, comunitário, de aproximação das demais instituições de segurança. Penso que a Guarda Municipal pode contribuir mais com o processo de segurança e fiscalização no município. Acredito que podemos desenvolver nossas ações em um âmbito maior, tanto no social quanto no policiamento preventivo”, disse Gonçalves.

Publicidade

Poder de polícia

Ao longo dos anos, a atuação da GM passou a ser ampliada com novas atribuições, sendo inserida no sistema nacional de segurança pública, tendo como um dos objetivos o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas. Além disso, novas funções, como o patrulhamento preventivo, a realização de prisões e o encaminhamento de suspeitos para as delegacias, garantiu o porte de arma e deu aos guardas municipais o poder de polícia.

Em Santa Cruz, a capacitação dos agentes é contínua. Um convênio do Município com a Secretaria de Justiça e Segurança possibilitou que a Academia de Polícia Civil (Acadepol) e a Superintendência da Polícia Federal ministrassem um curso de capacitação para os integrantes da Guarda Municipal, possibilitando a expedição do porte de arma de fogo. Em 2010 a GM de Santa Cruz do Sul, através de convênio, foi a primeira equipe no Brasil a qualificar-se com a Academia Nacional da Polícia Federal.

LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal flagra aglomeração no aeroporto

Publicidade

Projeto Guarda-costas

O Guarda-costas foi criado no ano de 2018 como projeto-piloto, a partir das atividades da ronda escolar, com apoio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Esportes, bem como a Secretaria de Educação. O projeto conta com a parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Fiscalização de Trânsito, Voluntários da Comunidade e demais secretarias do Município.

A ação tem como objetivo oportunizar aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, atividades educativas diversificadas e lúdicas. “É um projeto que tem capacidade de impactar positivamente no processo de formação da personalidade do jovem, bem como, à promoção da cultura da não violência escolar”, explica o coordenador da Guarda Municipal, Éberson Pereira Gonçalves.

Éberson Pereira Gonçalves é coordenador da Guarda Municipal | Foto: Alencar da Rosa

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.