Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Investigação

Renan e Cunha aparecem na lista de políticos da Lava Jato

O comando do Congresso foi avisado nos últimos dias que constará na lista do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 3. Citados na Operação Lava Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), devem ter contra si pedido de inquérito pelo Ministério Público. A informação foi confirmada à agência de notícias Folhapress por interlocutores do Planalto.

A informação de que Cunha seria alvo da Procuradoria foi antecipada pela Folha de S.Paulo em janeiro. Cunha sempre negou ter qualquer envolvimento com o esquema apurado pela PF. Ele nega que tenha sido avisado de que será alvo de inquérito.

O nome de Calheiros aparece na suposta lista de políticos envolvidos com o esquema de corrupção na Petrobras, mas Renan nega qualquer envolvimento com o esquema de desvio de recursos da estatal. Os nomes dos políticos surgiram em depoimentos prestados à Justiça por Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, que firmaram acordos de delação premiada com a Justiça. 

Publicidade

A partir do pedido de abertura de inquérito, caberá ao relator da Lava Jato no Supremo, ministro Teori Zavascki, aceitar ou não o início das investigações sobre Cunha e os demais suspeitos que se encaixam nesta situação. É praxe na corte, no entanto, acatar este tipo de demanda.

A aceitação do inquérito não significa culpa. Somente após as investigações e o processo no STF, os acusados serão inocentados ou condenados por eventuais crimes.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.