Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brasília

Bancada do PT fecha questão em favor das MPs do ajuste fiscal

Atendendo à reivindicação de partidos da base aliada, a bancada do PT na Câmara decidiu fechar questão em favor da aprovação das medidas provisórias 664 e 665. Partidos da base, praticamente, exigiam que a sigla manifestasse publicamente sua posição em relação à votação das duas MPs do ajuste fiscal. A MP 665 trata de novas regras de acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro defeso. A MP 664 estabelece novas regras para acesso ao auxílio doença e à pensão por morte.

O fechamento de questão foi considerado por petistas como um ato político. Em nota oficial, a bancada afirma que os textos originais das MPs foram aprimorados nas comissões mistas do Congresso e que a bancada do PT contribuiu para “essas mudanças positivas, através dos seus relatores”.

A bancada afirma que as propostas asseguram a manutenção de políticas importantes para os trabalhadores e, por isso, os petistas reafirmam o apoio à aprovação das MPs nos termos dos projetos de lei de conversão apresentados pelos relatores, senador Paulo Rocha (PT-PA) e deputado Carlos Zarattini (PT-SP). O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), garantiu que o governo quer garantir nesta quarta-feira, 6, a votação da MP 665, que começou a ser debatida na terça-feira, 5, no plenário.

Publicidade

“O governo quer votar a matéria, o governo quer colocar suas digitais. Essa medida provisória aperfeiçoa os direitos dos trabalhadores brasileiros e garante a sustentabilidade desses direitos”, disse Guimarães. O líder do PMDB, deputado Leonardo Picciani (RJ), um dos que mais exigiram que o PT se posicionasse publicamente sobre a votação das MPs do ajuste fiscal, disse que a decisão da bancada é uma sinalização positiva do PT, “uma defesa mais enfática”.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.