Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reforma política

Câmara adia votação de aumento de mandatos para cinco anos

 A Câmara dos Deputados, em acordo entre os líderes partidários, decidiu adiar a votação do aumento do tempo dos mandatos dos atuais quatro para cinco anos e da coincidência das eleições, prevista para ocorrer na tarde desta quinta-feira, 28. Não há ainda data para a próxima sessão que irá apreciar esses temas, os quais fazem parte da reforma política que a Casa está votando nesta semana. Na quarta, 27, a Câmara aprovou o fim da reeleição, o que pode vir acompanhado do aumento de um ano nos mandatos.

A decisão do adiamento ocorreu por falta de acordo. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), afirmou que a discussão estava “muito confusa”, ao anunciar a retirada de pauta. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), porém, reclamou que já havia maioria para aprovar o aumento dos mandatos para cinco anos.

Com o adiamento, os deputados apreciarão nesta quinta a possibilidade de fim das coligações nas eleições proporcionais (para deputados e vereadores), cláusula de desempenho, voto obrigatório e dia da posse do Presidente da República. Pelas discussões até o momento, a tendência é que as coligações proporcionais sejam mantidas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.