Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Lava Jato

Dirceu deixa a Superintendência da PF em Brasília rumo a Curitiba

O ex-ministro José Dirceu deixou a Superintendência da Polícia Federal de Brasília às 12h48 desta terça-feira, 4, para ser transferido a Curitiba, onde permanecerá preso preventivamente. Ele foi transportado em um comboio com dois carros da PF, para o hangar da corporação, no aeroporto da capital. O ex-ministro saiu do prédio vestindo calça, camisa azul clara e terno azul marinho.

A previsão é que ele embarque na aeronave da Polícia Federal às 14 horas e chegue ao Paraná por volta das 16 horas. Em despacho assinado no início da noite de segunda, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luis Roberto Barroso, autorizou a transferência de Dirceu para a Superintendência da PF em Curitiba.

Pixuleco’

Publicidade

O petista foi preso nesta segunda, 3, na casa onde mora, em Brasília, durante a 17ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco. Ele foi apontado pelo Ministério Público Federal como um dos responsáveis pela criação do esquema de corrupção na Petrobras.

“Chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema, permitiu que ele existisse e se beneficiou dele”, disse o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos responsáveis pelas investigações. Os procuradores da Lava Jato apontam Dirceu como responsável pela indicação do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que foi responsável pela negociação de contratos de obras da Petrobras de 2003 a 2012 e é acusado de cobrar propina dos fornecedores da estatal.

O procurador Lima afirmou que o esquema de corrupção na Petrobras reproduziu características do mensalão, porque parte do dinheiro abasteceu políticos do PT e de outros partidos governistas. “O DNA é o mesmo: compra de apoio partidário”, disse.

Publicidade

Para ele, o esquema foi “sistematizado” no governo Lula. Questionado se o ex-presidente também seria investigado, Lima disse que “nenhuma pessoa no regime republicano está isenta de ser investigada”.

Mal estar

Nesta segunda, Dirceu chegou ao prédio da PF queixando-se de mal estar e solicitou a presença de um médico de sua confiança. Segundo o delegado da Polícia Federal Luciano Lima foi constatado que o ex-ministro – que já esperava que fosse preso – estava com pressão alta. Ele foi medicado e passa bem.

Publicidade

O delegado relatou ainda que Dirceu comeu a mesma marmita que os demais presos, porém, sem sal, em virtude de sua condição de saúde. No final da tarde desta segunda, o petista recebeu a visita de sua companheira, Simone Patrícia Tristão Pereira. Ela levou roupas e roupas de cama para Dirceu. Como foi examinado na superintendência, o ex-ministro não precisou fazer exame corpo de delito.

Prisão política’

O advogado do ex-ministro José Dirceu, Roberto Podval, afirmou nesta segunda que os pagamentos recebidos pela empresa de seu cliente referem-se todos a serviços prestados. A prisão de Dirceu não tinha “justificativa jurídica”, segundo o defensor, que a classificou como “política”. Disse ainda que Dirceu se tornou um “bode expiatório” da Operação Lava Jato.

Publicidade

“A justificativa colocada me parece mais uma justificativa política”, declarou Podval. Questionado, explicou que o juiz federal Sergio Moro reagiu “a uma pressão popular” ao decretar a prisão.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.