Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições municipais

João Miguel Wenzel: da colmeia de abelhas vem a inspiração para a política

Há pouco menos de quatro anos na vida pública, João Miguel Wenzel já acumula algumas reviravoltas em sua trajetória. Já foi secretário do prefeito Telmo Kirst e agora é candidato a vice-prefeito na principal chapa de oposição, além de ter migrado do PSDB para o PTB. Quando questionado sobre tudo isso, responde com uma frase: “A vida é para frente”.

Ao lado de nove irmãos, foi criado na região do Bairro Universitário. O pai, agora aposentado, era professor e apicultor, e a mãe, já falecida, dona de casa. Antes de se formar em Educação Física, chegou a trabalhar como servente de pedreiro e auxiliar de serviços gerais. Depois, se dedicou à função de professor.

Para não ser confundido com o irmão José Alberto Wenzel, que foi prefeito e está apoiando a candidatura de Fabiano Dupont, prefere ser chamado apenas de João Miguel. Para ele, a falta de apoio do irmão não é problema. “Ele é fiel ao partido. Continuo tendo respeito e carinho por ele”, garante.

Publicidade

Apesar de atualmente estarem em polos opostos, João Miguel começou a se envolver com a política ao lado do irmão, quando este se candidatou a vereador em 1992. A filiação ao PSDB ocorreu em 1994. Em 2010, assumiu a direção da Escola Sagrada Família, em Pinheiral. “Foi ali que eu criei gosto pela política mesmo, pelo bem coletivo. É possível mudar as coisas quando a comunidade se envolve”, acredita. Foi somente em 2012 que disputou a primeira eleição para vereador.

No primeiro ano do governo Telmo, assumiu a secretaria de Educação e depois o Meio Ambiente. Deixou a Prefeitura após um embate público com o prefeito. Meses depois, deixou definitivamente o ninho tucano, e logo começou a ter conversas regulares com Sérgio Moraes, que no passado foi um dos principais adversários políticos de seu irmão. “Descobri que sempre fui petebista mas não sabia. Encontrei no partido uma grande família”, conta.

RAIO X DE João Miguel

Publicidade

Um livro: “Eu leio muito, mas o que mais me marcou foi Os Quatro Compromissos, de Don Miguel Ruiz”.

Uma música: “Música popular brasileira. Gosto muito de Zé Ramalho, Maria Bethânia etantos outros”.

Time do coração: “Torço pelo Grêmio, como toda a minha família”.

Publicidade

Um ídolo: “Mahatma Gandhi, por ter conquistado grandes feitos de forma pacífica”.

Um filme: “Gladiador”.

Um hobby: “Ficar com a família”.

Publicidade

Um defeito: “Eu poderia ser mais organizado”.

Uma qualidade: “Ser verdadeiro. Eu sou o que as pessoas veem”.

Dois prazeres: a família e o jardim

Publicidade

Após assumir a direção da Sagrada Família, decidiu interromper uma das atividades mais tradicionais de sua família: a criação de abelhas. Como lembrança, João Miguel ainda possui uma pequena caixa, com uma colmeia. “A forma que as abelhas se organizam em sociedade, para mim, é uma prova que, se bem organizado, todo o coletivo funciona”, observa. Além das abelhas, nas horas vagas, ao lado da esposa Bia e dos filhos Pedro e Tomás, também gosta de cuidar do jardim. “Sou bem simples, gosto de passar o tempo com a família. Com eles é que eu sou feliz”, conclui.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.