Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2016

Diferença entre Sérgio Moraes e Telmo Kirst é de 12 pontos

Faltando menos de um mês para os santa-cruzenses voltarem às urnas, o candidato do PTB, Sérgio Moraes, lidera a disputa pela Prefeitura, com vantagem de 12 pontos percentuais sobre o segundo colocado, o atual prefeito Telmo Kirst (PP). É o que mostra a primeira pesquisa desta campanha, realizada pelo Instituto Methodus.

A pedido da Gazeta do Sul, o Methodus ouviu, entre os dias 1º e 3 de setembro, 400 eleitores de ambos os sexos e diferentes graus de escolaridade, faixas etárias e renda familiar. No cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Sérgio aparece com 37,3% das intenções de voto, contra 25,3% de Telmo. Em terceiro lugar, com uma pontuação bem menor, vem o candidato do PSB, Fabiano Dupont. Gerri Machado, do PT, e Afonso Schwengber, do PSTU, aparecem na quarta e quinta posições, respectivamente.

Sérgio também lidera o levantamento espontâneo, em que o entrevistador não apresenta os nomes dos candidatos. Nesse caso, a vantagem em relação a Telmo é de 10 pontos percentuais e ambos aparecem novamente bem à frente dos demais candidatos.

Publicidade

Na prática, os números confirmam uma expectativa que já vinha sendo comentada entre os partidos, tanto na liderança de Sérgio (embora as apostas quanto à diferença variassem bastante) quanto na distância dos dois em relação aos demais.

Por outro lado, também chama atenção o volume de eleitores indecisos: o percentual de pessoas que disseram ainda não saber em quem votar foi de 18,5% na estimulada e nada menos que 43,8% na espontânea. O índice obtido na estimulada é maior que todos os números de indecisos apurados nas pesquisas eleitorais de quatro anos atrás.

Publicidade

 

Fabiano tem o menor índice de rejeição

Publicidade

Sérgio também aparece com uma ligeira vantagem no levantamento de rejeição. O petebista aparece com seis pontos a menos do que Telmo, que tem o maior índice, e 3,5 pontos a menos que Gerri. A diferença, porém, se torna menor se considerada a margem de erro. Isso significa que, na prática, os três têm índices de rejeição muito parecidos. Nesse caso, a maior vantagem é de Fabiano, que tem apenas 11,3% de rejeição.

Mais de 40% ainda pode mudar o voto

Publicidade

Apesar da diferença de pontuação entre os candidatos, os resultados coletados pelo Instituto Methodus também indicam que a eleição ainda está longe de ser decidida.

Além do elevado percentual de eleitores indecisos, mais de 40% dos entrevistados admitiram a possibilidade de mudar o voto no decorrer da campanha, o que significa que o quadro ainda pode sofrer alterações significativas. Um índice ligeiramente superior (42,5%) respondeu que já tem certeza quanto ao seu voto.

Com isso, os rumos que as campanhas tomarem nas próximas semanas serão determinantes. Além da campanha na televisão e no rádio estar ainda no início, está previsto pelo menos mais um debate entre os prefeituráveis – no dia 29 de setembro, com transmissão pela Rádio Gazeta e Portal Gaz. A pesquisa, aliás, foi feita antes do debate realizado no último sábado.
 

Publicidade

Maioria crê na eleição do petebista

Os entrevistados também foram questionados sobre quem acreditam que irá vencer as eleições, independente dos seus votos. Os números mostram que mais da metade dos eleitores crê que Sérgio será vitorioso. O percentual é mais de 10 pontos acima da intenção de voto do petebista no levantamento estimulado, o que significa que um volume expressivo de eleitores que não pretendem votar em Sérgio acredita que ele tem mais chances de vencer. Com Telmo, ocorre o oposto: o índice de expectativa de sua vitória é cerca de seis pontos abaixo de sua intenção de voto, o que indica que parte dos seus eleitores não acredita na sua reeleição. O mesmo acontece com os demais candidatos, cuja expectativa gira em torno de 1%.

FICHA TÉCNICA

Empresa responsável: Instituto Methodus

Contratante: Gazeta do Sul SA

Entrevistas: 400

Período de realização: 1º a 3 de setembro

Margem de erro: 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos

Intervalo de confiança: 95%

Número do registro: RS-01468/2016

Patrocínio: 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.