Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2016

Atenção, eleitores: chegou a hora de decidir o voto

Jheniffer Kwiatkowski, de 22 anos, já sabe em quem vai votar para prefeito. Para decidir, a estudante de Santa Cruz diz que levou em consideração a situação econômica do Brasil. Já na escolha à Câmara de Vereadores, optou por quem tem propostas ao esporte e à juventude.

A uma semana da volta às urnas, muitos dos 99,9 mil eleitores de Santa Cruz ainda estão divididos. E opções não faltam: são cinco candidatos a prefeito e 172 postulantes a vereador. Na pesquisa Methodus divulgada pela Gazeta do Sul no último dia 8, o volume de pessoas que respondeu não saber em quem votar chegava a nada menos que 18,5%, altíssimo se comparado a pleitos anteriores. Embora tudo indica que esse percentual tenha se reduzido de lá para cá, os indecisos continuam com um peso decisivo na eleição, na avaliação dos partidos. Esse é o público que receberá atenção especial nos dias finais da campanha.

Morador do Faxinal Menino Deus, Adroaldo Vieira, de 47 anos, já sabe em quem votar para prefeito, mas tem dúvidas quanto aos candidatos a vereador. “Todo mundo sabe quem está concorrendo para a Prefeitura, mas para vereador é difícil, pois a campanha é muito curta este ano”, justifica. Vieira está desempregado e, por isso, pretende votar em quem tiver propostas para gerar novos postos de trabalho, sem esquecer da saúde, que julga ser uma das áreas mais importantes.

Publicidade

Mesmo não sendo obrigado por lei a votar, o aposentado Germano Kelber, de 81 anos, faz questão de comparecer à urna. Segundo ele, os critérios para escolher o vereador e prefeito são parecidos. O que faz diferença são as propostas, que precisam ser “pé no chão”. Kelber também prioriza aqueles que pensem nos aposentados. “Todos irão ficar velhos, os políticos precisam pensar em uma cidade para os idosos”, alerta.

De Linha Nova, zona rural de Santa Cruz, o agricultor José Francisco Helfer, de 49 anos, já escolheu seus candidatos. Junto com a sua família, Helfer vive da cultura do tabaco e, por isso, a atenção especial à fumicultura é levada em conta. “O interior tem que ser bem atendido. Sem isso, a cidade também não funciona”, ressalta. De acordo com ele, o voto é decidido junto com os familiares e o histórico do candidato é o que mais pesa na balança.

O recorde de assassinatos registrados este ano em Santa Cruz vai refletir na hora do voto do empresário do ramo imobiliário José Luiz Brito, 57 anos. Segundo ele, a ideia é votar em candidatos a vereador e prefeito que demonstrem preocupação e propostas para a segurança pública. Ainda não decidiu quem irá escolher para ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores, mas busca um candidato que represente a renovação.

Publicidade

PRESTE ATENÇÃO

PROGRAMAS ELEITORAIS

O horário eleitoral gratuito segue até quinta-feira na televisão e no rádio. Os programas são transmitidos das 7 horas às 7h10 e das 12 horas às 12h10 (no rádio); e das 13 horas às 13h10 e das 20h30 às 20h40 (na TV).

Publicidade

DEBATES

Os candidatos a prefeito de Santa Cruz ficarão frente a frente mais duas vezes esta semana. Na quinta-feira pela manhã, a partir das 9 horas, ocorrerá o segundo debate da Rádio Gazeta AM e Portal Gaz, com transmissão ao vivo. No mesmo dia, à noite, haverá o debate na televisão.

INTERNET

Publicidade

Os candidatos têm usado muito as redes sociais para apresentar propostas e documentar as suas atividades de campanha. Quem perdeu algum programa de TV, geralmente também pode encontrar ali.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.