Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Progredir

Governo lança programa para aumentar renda de beneficiários do Bolsa Família

O governo federal lançou na manhã desta terça-feira, 26, o programa Plano Progredir. Uma série de ações para incentivar a população brasileira de baixa renda a ter acesso à qualificação profissional, entrar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. O programa vai disponibilizar R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito para fortalecer pequenos negócios.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a meta inicial do programa é atender, nos próximos 12 meses, entre 1 milhão e 1,5 milhão de famílias cadastradas no Bolsa Família. Atualmente, 13 milhões de famílias recebem o benefício. O governo ainda acredita que nos próximos 24 meses, o programa tem o potencial de emancipar do Bolsa Família até 1 milhão de famílias. O ministro diz que o aumento da renda não acarretará na exclusão imediata do Bolsa Família. 

O Progredir 

Publicidade

Público-alvo 

O progredir é voltado para pessoas que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. Além dos beneficiários do programa Bolsa Família em busca de emprego, renda e autonomia. 

O Cadastro 

Publicidade

Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais podem acessar o Portal Progredir e se cadastrar. Dados básicos como nome, endereço, CPF e telefone serão pedidos. É necessário também ter um e-mail pessoal. Posteriormente serão fornecidos um loguin e uma senha para cessar todos os serviços. 

Depois, os inscritos poderão encontrar ofertas de qualificação, acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo nas suas regiões e cidades. 

Bolsa Família 

Publicidade

Aqueles que tiverem a renda aumentada com o Progredir, não perderão o benefício do Bolsa Família, entretanto, o cadastro deve estar atualizado com novas informações de emprego e renda. 

O beneficiário ficará até dois anos recebendo o Bolsa Família normalmente.  Caso alguma iniciativa não dê certo, o governo promete o retorno do Bolsa Família.    

Segundo Osmar Terra, em parceria com o programa, grandes empresas disponibilizarão vagas de empregos especificamente para beneficiários do Bolsa Família e do Cadastro Único. “Os maiores empregadores do Brasil estabelecerão uma cota de emprego para o público do Bolsa Família. Estamos com um amplo programa de capacitação de mão de obra com o Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego], Sistema S, vários níveis de capacitação. Teremos programa de qualificação, empreendedorismo e geração de emprego”.

Publicidade

Os recursos

Os recursos que serão aplicados em microcrédito do programa “Progredir” têm origem nos depósitos compulsórios recolhidos pelo Banco Central. Ou seja, as novas linhas para incentivar empreendedorismo aos brasileiros de menor renda, como os beneficiários do Bolsa Família, não virão do Orçamento público, explicou o ministro. 

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.