Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2018

Pesquisa Methodus mostra cenários para o governo do Estado

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Methodus nesta quinta-feira, 28, mostra o atual cenário da disputa para o governo do Estado e a Presidência da República neste ano. O levantamento foi encomendado pelo Correio do Povo.

O governador José Ivo Sartori aparece com 17,5% das intenções de voto quando os nomes dos candidatos foram apresentados com a pergunta “Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para governador do Rio Grande do Sul?”. O cenário estimulado de primeiro turno ainda conta com Jairo Jorge (PDT), que aparece com 10%, Miguel Rossetto (PT) com 8,1% e um empate técnico com Eduardo Leite (PSDB), que tem 8% das intenções de voto. Conforme a pesquisa, brancos e nulos representam 22,6% e outros 21,6% afirmaram que não sabem em quem votar. Sartori também é o mais lembrado (com 5,2%) na menção espontânea para o governo gaúcho.

LEIA MAIS: Quem são os pré-candidatos às eleições 2018

Publicidade

O atual governador ainda está à frente na pesquisa (47,7%) no caso em que o entrevistado pode declarar que não votará em mais de um candidato. Depois, aparecem Miguel Rossetto (PT) com 24,6%, Abigail Pereira (PCdoB) com 17,1%, Roberto Robaina (PSol) 16,6%, Eduardo Leite (PSDB) 16,2%, Jairo Jorge (PDT) 15,9%, Luiz Carlos Heinze (PP) 15,7% e Mateus Bandeira (Novo) 14,3%. Outros 27,2% dos entrevistados afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos e 5,2% não sabem.

Em relação ao cenário para presidente, em que o nome do ex-presidente Lula (PT) é apresentado, Jair Bolsonaro (PSL) conta com 23,3% das intenções de voto e Lula 22,4% – considerado empate técnico no Rio Grande do Sul. Brancos e nulos somam 17,3%, enquanto 7,8% não sabem em quem votar.

Em um segundo cenário, Fernando Haddad (PT) substitui o nome de Lula. Nesse caso, Bolsonaro aparece em primeiro lugar, com 26,3% dos votos, e Manuela D´Ávila (PCdoB) em segundo, com 8,3%, seguida de Ciro Gomes (PDT) com 7%, Marina Silva (Rede) com 6,7% e Haddad, com 6,5%. Brancos e nulos representam 21,9% e outros 12,4% não sabem em quem votar.

Publicidade

A pesquisa do Instituto Methodus foi realizada em 25 municípios do Rio Grande do Sul, entre os dias 19 e 25 de junho. Foram ouvidos mil eleitores do Estado. A margem de erro do levantamento é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-05933/2018.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.