Eleições 2018 05/10/2018 21h20 Atualizado às 21h39

Confira a lista de candidatos a deputado estadual no Rio Grande do Sul

Ao todo, cerca de 800 pessoas disputam por um lugar na Assembleia Legislativa no Estado

VEJA OS RESULTADOS

 

Os brasileiros vão voltar às urnas no próximo domingo, 7, para eleger os mandatários do país e dos estados, além dos futuros integrantes dos parlamentos estaduais e federal. No Rio Grande do Sul, aproximadamente 800 pessoas disputam um lugar nas 55 cadeiras na Assembleia Legislativa destinadas aos Deputados Estaduais. A categoria obedece ao sistema proporcional, o que significa que não necessariamente os candidatos mais votados serão os eleitos. A definição se dá a partir de dois fatores. 

O primeiro é o quociente eleitoral, calculado a partir da divisão do número de votos válidos registrados no pleito pelo número de vagas em disputa. Um exemplo: se na eleição para deputado federal fossem registrados 3,1 milhões de votos válidos, o quociente eleitoral, considerando as 31 vagas, seria de 100 mil.

O segundo fator é o quociente partidário, que define quantas cadeiras cada partido ou coligação tem direito a ocupar. É calculado a partir da divisão do número de votos válidos dados ao partido/coligação pelo quociente eleitoral. Assim, um partido que somou 200 mil votos válidos teria direito a duas cadeiras, considerando o quociente eleitoral de 100 mil. A partir daí, as vagas a que o partido tem direito são distribuídas entre os candidatos melhor colocados.

Confira a lista: