Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2018

Confira a lista de candidatos a deputado estadual no Rio Grande do Sul

VEJA OS RESULTADOS

 

Os brasileiros vão voltar às urnas no próximo domingo, 7, para eleger os mandatários do país e dos estados, além dos futuros integrantes dos parlamentos estaduais e federal. No Rio Grande do Sul, aproximadamente 800 pessoas disputam um lugar nas 55 cadeiras na Assembleia Legislativa destinadas aos Deputados Estaduais. A categoria obedece ao sistema proporcional, o que significa que não necessariamente os candidatos mais votados serão os eleitos. A definição se dá a partir de dois fatores. 

Publicidade

O primeiro é o quociente eleitoral, calculado a partir da divisão do número de votos válidos registrados no pleito pelo número de vagas em disputa. Um exemplo: se na eleição para deputado federal fossem registrados 3,1 milhões de votos válidos, o quociente eleitoral, considerando as 31 vagas, seria de 100 mil.

O segundo fator é o quociente partidário, que define quantas cadeiras cada partido ou coligação tem direito a ocupar. É calculado a partir da divisão do número de votos válidos dados ao partido/coligação pelo quociente eleitoral. Assim, um partido que somou 200 mil votos válidos teria direito a duas cadeiras, considerando o quociente eleitoral de 100 mil. A partir daí, as vagas a que o partido tem direito são distribuídas entre os candidatos melhor colocados.

Confira a lista:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.