Santa Cruz 08/11/2018 15h51 Atualizado às 20h17

Presidente estadual do PDT quer Faller candidato a prefeito

Pompeo de Mattos diz que partido terá candidatos nas cidades com mais de 100 mil eleitores e que o presidente da Câmara é o nome

Os eleitos em outubro ainda nem tomaram posse e, nos bastidores, os partidos já começam a olhar para a eleição municipal de 2020. Em entrevista à Rádio Gazeta, o presidente estadual do PDT, Pompeo de Mattos, disse que o partido vai trabalhar para ter candidatos a prefeito de municípios com mais de 100 mil eleitores, o que é o caso de Santa Cruz do Sul. O nome forte do partido para uma eventual disputa, segundo ele, é o do vereador Bruno Faller, que preside a Câmara até o fim do ano. Bruno disse que não descarta a possibilidade e que precisa “avaliar as composições”. Em 2004 ele concorreu como vice de Osmar Severo em uma chapa pura do PDT.

Pompeo de Mattos destacou que o prefeito Telmo Kirst (PP) vem fazendo uma gestão que precisa ser reconhecida, mas que termina daqui a dois anos. “Por enquanto ainda não há uma candidatura natural em Santa Cruz, até mesmo por não haver possibilidade de reeleição. Nesse caso o campo está livre, qualquer partido pode lançar nomes. O campo está leve, livre e solto”, disse o presidente estadual do PDT, partido que faz parte do governo municipal. A secretária de Educação, Jaqueline Marques, é do PDT e é um dos nomes de confiança do prefeito.

O deputado destacou o nome de Bruno Faller, dizendo que o vereador vem fazendo um bom mandato e conduzindo bem os trabalhos na Câmara em um ano de muitas polêmicas. “Bruno é um nome de referência. É um cara limpo e honrado. É profissional do Direito, professor. Tem todos os predicados para se apresentar nessa sucessão ao prefeito Telmo”, disse Pompeo, frisando que em 2020 o PDT terá mais tempo de rádio e televisão. “Teremos o mesmo tempo do PSDB e quase o mesmo tempo do MDB. Vamos lançar nomes nas cidades com mais de 100 mil habitantes e que tenham geração de sinal de TV”, adiantou.

O PDT não é o primeiro partido que já começa a olhar para a eleição de prefeito e vereador em Santa Cruz. Na semana passada o ex-prefeito e deputado federal Sérgio Moraes disse, também à Rádio Gazeta, que o PTB vai disputar a Prefeitura. Está definido que, ao contrário de 2016, o partido terá coligação. Moraes citou que o PTB tem nomes fortes, como os vereadores e o agora eleito deputado federal Marcelo Moraes. No MDB é o vereador Alex Knak que tem planos de concorrer a prefeito.