Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REFORMA RS

Justiça barra votação de projeto do pacote do governo

Assembleia Legislativa (AL) pode votar os projetos a partir de agora

O Tribunal de Justiça acatou um pedido de liminar e determinou a suspensão da votação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 503/2019, que seria apreciado nesta terça-feira, 17, na Assembleia Legislativa. O PLC é o único dos projetos do pacote de reformas do Governo do Estado que iria à votação.

O pedido de liminar foi feito à Justiça pela deputada Luciana Genro, do PSOL, e aceito pelo desembargador Rui Portanova. O argumento de Luciana é que o projeto é inconstitucional, pois depende da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 285, que integra o pacote de reformas do governo.

LEIA MAIS: Em entrevista exclusiva, governador diz que Estado tem a pior situação fiscal do Brasil

Publicidade

“O governo induz a Assembleia a votar um projeto inconstitucional e sabe disso, tanto é que apresentou uma PEC para acomodar na Constituição Estadual as mudanças que pretende fazer. Por isso não podemos apreciar estes projetos antes de votar a PEC, e esta decisão da Justiça comprova a validade do nosso argumento”, disse a deputada.

A Procuradoria-Geral do Estado deve recorrer da decisão. Se o entendimento for mantido, o governo vai precisar aprovar a PEC na Assembleia antes de colocar os outros sete projetos do pacote em pauta.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.