Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

“TELMÔMETRO”

Veja quem foram os vereadores mais e menos fiéis a Telmo em 2019

Foto: Leandro Porto

A reportagem analisou os resultados das votações de 266 propostas

Aliado a Telmo Kirst (PSD) desde 2017, Ari Thessing (PT) foi, de todos os vereadores de Santa Cruz, o mais fiel ao governo durante o ano passado. Na outra ponta, o líder da oposição e possível candidato a prefeito Mathias Bertram (PTB) foi o que mais votou contra o Palacinho em 2019. É o que mostra um levantamento exclusivo realizado pela Gazeta do Sul.

LEIA TAMBÉM: Telmo Kirst agrega mais um partido à base aliada

Com base em informações do site da Câmara, a reportagem analisou os resultados das votações de 266 propostas encaminhadas pela Prefeitura em 2019, incluindo 221 projetos de lei, 28 projetos de lei complementar e 17 vetos. Thessing, que fez oposição a Telmo durante o primeiro mandato e irá se transferir para o Cidadania, partido que já assegurou apoio ao futuro candidato do prefeito, foi o único que não se opôs a nenhuma proposição do Executivo ao longo do ano. O atual líder de governo, Marcelo Diniz (DEM), também manteve-se 100% alinhado até agora, mas ele assumiu apenas em novembro. Já Bertram deu 22 votos contra Telmo e se absteve em 14 votações.

Publicidade

O panorama mostra a força de Telmo junto ao Legislativo. Mesmo com a base aliada reduzida após romper com o MDB, PDT e PP, o prefeito encerrou o ano sem derrotas significativas. Apenas um veto foi derrubado, o do projeto que denominava uma via do Bairro Country de Travessa Fritz e Frida – na ocasião, Thessing foi o único que votou pelo acolhimento.

Um dos fatores que ajudaram o governo foi a pauta do ano, com poucos projetos polêmicos. Entre os assuntos que mais dividiram os vereadores estão a implantação de cotas raciais em concursos públicos e o financiamento de R$ 59,8 milhões com a Caixa Econômica Federal para viabilizar um pacote de obras.

Entre os vereadores mais fiéis, aparecem ainda André Scheibler (Solidariedade) e Solange Finger (Solidariedade) – que perdeu o cargo no início de novembro. Já a lista dos menos alinhados ao governo inclui Zé Abreu (PTB) e Alex Knak (MDB) – o último sofreu nove vetos de Telmo ao longo do ano.

Publicidade

LEIA TAMBÉM:
Em nota, Telmo diz estranhar posição do PSDB
PSDB quer compor chapa para a disputa da prefeitura

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.