Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Levantamento

Como o santa-cruzense avalia o governo Telmo Kirst

Foto: Bruno Pedry

No último ano da segunda gestão como prefeito, Telmo Kirst registrou uma aprovação de 71,6% do seu governo em pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, a pedido da Gazeta do Sul. O levantamento foi realizado nos dias 20 e 21 de janeiro de 2020, quando foram entrevistadas 400 pessoas, moradoras do município. A margem de erro é de cinco pontos para mais ou para menos do resultado total das amostras e o nível de confiança é de 95%. Dentre os entrevistados, 51,9% eram mulheres e 48,1% homens – todos com 18 anos ou mais.

Os dados mostram ainda que 28,4% reprovam a administração do atual prefeito, e revelam poucas mudanças em comparação com o levantamento feito em dezembro de 2018, quando Telmo era aprovado por 74,31% dos participantes. Na pesquisa atual, ao responderem à pergunta “Como você avalia a administração de Telmo Kirst como prefeito de Santa Cruz do Sul?”, 51,5% disse que considera ótimo/bom, 30,9% afirmou ser regular e 17,6% classificaram como péssimo/ruim.

COMPARATIVO

Desempenho do governo de Telmo nas últimas pesquisas:

Publicidade

Aprovação:
Fevereiro de 2018:
59,25%
Maio de 2018:
65,75%
Dezembro de 2018:
74,31%
Janeiro de 2020:
71,6%

Leite reprovado

A pesquisa também mostra o que os santa-cruzenses acham do governo de Eduardo Leite. Há um ano à frente do Estado, o governador é reprovado por 73,6% dos entrevistados – apenas 26,4% disseram que o aprovam. Na pergunta sobre como avaliam a administração de Leite, 55,6% classificaram como péssimo/ruim; 34,8%, como regular; e 9,5% como ótimo/bom. Para o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, o atual governador “colhe o fraco resultado que teve no primeiro ano”. “O eleitor está atento ao trabalho dele, de modo que cobra as promessas que envolvem as questões econômicas do Estado, salários atrasados e parcelados, fornecedores atrasados e falta de investimentos”, disse o diretor. Segundo Sauer, o eleitor analisa a situação e reprova, porém “isso pode mudar à medida que ele consiga entregar mais ações e resgatar a imagem ele tinha quando foi eleito, com uma alta expectativa depositada pelos eleitores”.

Publicidade

Bolsonaro sob empate técnico

O levantamento também apresentou um empate técnico na opinião da população de Santa Cruz do Sul sobre o presidente Jair Bolsonaro: 49,7% aprovam o governo dele, enquanto 50,3% reprovam. Na avaliação sobre a administração do País, 37,6% responderam como péssimo/ruim; 33,8% como regular; e 28,6% como ótimo/bom. Para o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, o presidente está sob análise e observação do seu eleitorado. “Foi dado a chance dele demonstrar suas qualidades. É notório o esforço do governo em aprovar projetos e fazer reformas, no entanto esse esforço ainda não se transformou em resultados palpáveis para a população, e o eleitor faz uma avaliação nesse sentido.”

ALGO RARO

Publicidade

Com mais de 20 anos de atuação no mercado estadual e nacional, o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, disse ser incomum a sequência de aprovação construída por Telmo. “Acompanho várias cidades do Estado e é raro encontrar prefeitos que sustentam administrações com aprovações acima de 60%. É raro também isso ocorrer por um período de tempo tão longo, por isso é possível afirmar que o trabalho do prefeito de Santa Cruz do Sul é consolidado e reconhecido, sendo de uma importância muito grande para o morador do município”, ressaltou Sauer.

Segundo o diretor do Methodus, a aprovação de Telmo é uma das maiores do Estado. “Ele vem em uma sequência de avaliações positivas, onde consegue tangibilizar as entregas convertendo isso para um nível de aprovação de governo. Com isso, a importância dele no cenário político da cidade se torna maior, também com mais responsabilidades.”

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.