Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

De mudança

Jaqueline Marques deixa o PDT e ingressa no PSD

Foto: Ronaldo Falkenback

A secretária municipal de Educação de Santa Cruz do Sul é a mais nova filiada do Partido Social Democrático (PSD). Jaqueline Marques estava no Partido Democrático Trabalhista (PDT), de onde vai se desfiliar depois de 30 anos de militância. A assinatura da ficha com o PSD ocorreu na noite desta segunda-feira, 10, durante ato realizado no escritório político do prefeito Telmo Kirst.

A secretária de Educação, que já presidiu o PDT no município, é cotada para concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores ou até para compor uma chapa majoritária para a prefeitura. Sobre a decisão de deixar o PDT e ingressar no PSD, Jaqueline Marques alega que fez o que a consciência apontou que seria o melhor caminho. “No ano passado, lamentei a saída do PDT do governo. O prefeito Telmo sempre foi um apoiador das iniciativas propostas pelos líderes do partido. Precisamos valorizar quem efetivamente investiu na educação, uma das minhas grandes bandeiras”, relembra.

O presidente do PSD em Santa Cruz, Régis de Oliveira Júnior, comemora o ingresso de Jaqueline Marques no partido. “Ela é uma pessoa extremamente competente e revolucionou a área da educação no município. É um nome de peso que vai agregar muito ao PSD, que cresce e se estrutura de maneira muito forte em Santa Cruz”, revela.

Publicidade

O prefeito Telmo Kirst também elogiou o trabalho da Secretária da Educação e a ida dela para o PSD. “Tenho orgulho do desempenho da secretária Jaqueline. Ela realizou um trabalho exemplar na educação. No PSD, ela vai poder contribuir muito mais com nossa terra. Parabéns pela coragem e dedicação”.

LEIA TAMBÉM: PDT decide sair do governo Telmo; entenda o motivo

Jaqueline Marques é advogada, com pós-graduação em Comércio Exterior pela Univali e em Liderança e Formação de Sucessores pela Fadergs. Ela trabalhou na iniciativa privada, na área fumageira, nos últimos 10 anos. Também é membro voluntário da Junior Chamber International, desde 2003. Jaqueline concorreu a deputada federal em 2014. Em fevereiro de 2016, ao ser nomeada secretária de Educação, assumiu pela primeira vez um cargo na administração pública.

Publicidade

Em breve manifestação, após a confirmação da saída de Jaqueline Marques, o presidente do PDT em Santa Cruz, Bruno Faller, avaliou a decisão. “É uma escolha dela e o partido respeita a sua decisão”, disse.

PDT está fora do governo desde o ano passado

A mudança de partido de Jaqueline Marques ocorre após divergências internas que levaram o PDT a sair do governo Telmo Kirst, no começo de julho do ano passado. Na época, o prefeito demitiu três pessoas que tinham sido indicadas pela sigla e ocupavam cargos em comissão. Elas eram ligadas ao grupo do atual presidente do PDT em Santa Cruz, o vereador Bruno César Faller, e atuavam nas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Políticas Públicas e na Fazenda desde o início do segundo mandato do atual prefeito.

Publicidade

Em março do ano passado, outra servidora da Fazenda foi demitida após o vereador votar contra um veto de Telmo. Isso desgastou a relação do PDT com o governo, que já vinha estremecida desde a eleição da Mesa Diretora da Câmara, em dezembro de 2018, quando Faller não apoiou o acordo arquitetado pelo prefeito com a bancada de oposição. Em julho de 2019, o PDT decidiu deixar o governo e entregar todos os cargos. No entanto, Jaqueline Marques, que comanda a Educação, decidiu continuar na função mesmo que permanecesse ligada ao PDT, de onde ela sai agora para ingressar no PSD.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.