Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

‘Rachadinha’

Câmara pode instalar comissão para apurar conduta de vereadores

Foto: Banco de Imagens

Alceu Crestani (PSDB) e Elo Schneiders (Solidariedade) teriam se apropriado de parte do salário de assessores

Durante a sessão da Câmara de Vereadores dessa segunda-feira, 10, o presidente da casa, Elstor Desbessel (PTB), anunciou que deve sair até quarta-feira a decisão sobre instaurar ou não uma Comissão Parlamentar Processante para apurar as condutas de Alceu Crestani (PSDB) e Elo Schneiders (Solidariedade).

Ambos tornaram-se réus em um processo movido pelo Ministério Público por causa de supostas irregularidades, dentre as quais a chamada “rachadinha”. Segundo a Promotoria, eles teriam se apropriado de parte do salário de assessores. Alceu Crestani é acusado de concussão e peculato, enquanto Elo Schneiders também foi apontado por organização criminosa.

LEIA MAIS: Justiça aceita denúncia e dois vereadores viram réus por “rachadinha”

Publicidade

A Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores estabelecem que o pedido para ser instaurada uma Comissão Processante pode partir da Mesa Diretora, de algum dos vereadores e de partidos políticos. Já um Decreto de 1697 também permite que a solicitação parta de qualquer eleitor.

Neste caso, o Legislativo precisaria abrir um procedimento que pode resultar na cassação dos parlamentares. A decisão final, em todos os casos, passa pelo plenário, com votação aberta. A Câmara também pode optar por apenas acompanhar o desdobramento das ações, tanto na esfera Cível quanto na Criminal.

LEIA MAIS: Câmara vai divulgar posição sobre denúncias contra vereadores

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.