Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELEIÇÕES 2020

Vereador Luís Ruas migra para o PSD, partido de Telmo

Troca de partido de Ruas foi anunciada nesta quinta-feira, 5

No primeiro de uma série de anúncios de trocas partidárias previstos para as próximas semanas em Santa Cruz, o vereador Luís Ruas confirmou nesta quinta-feira, 5, a migração do PTB, principal legenda de oposição, ao PSD. Com isso, o partido do prefeito Telmo Kirst passa a ter representação na Câmara e engrossa as fileiras para a eleição municipal de outubro. A confirmação se deu no primeiro dia da chamada “janela partidária”, brecha de 30 dias prevista na legislação eleitoral para que vereadores troquem de sigla sem perder o mandato.

Atualmente no segundo mandato, Ruas já vinha, desde o ano passado, dando sinais de que deixaria o PTB, mas mantinha-se discreto sobre seu futuro. Ainda em 2018, ele manifestou publicamente insatisfação com o que considerava uma falta de reconhecimento por parte do petebista. Na ocasião, ele queixou-se do fato de seu nome nunca ter sido cogitado para concorrer a prefeito.

Após despontar politicamente em função de sua militância como líder comunitário do Bairro Faxinal Menino Deus e de ter atuado como subsecretário de Habitação no governo Kelly Moraes, Ruas elegeu-se pela primeira vez em 2012 pelo PDT. Em 2016, transferiu-se para o PTB e reelegeu-se. Ao longo da legislatura, porém, aproximou-se do governo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Setores do PSDB defendem permanência do partido no governo Telmo

Embora nunca tenha formalizado o apoio e evitasse qualquer declaração a respeito, passou a frequentar atos oficiais no Palacinho e acompanhou a base governista em votações estratégicas, incluindo a eleição da presidência em dezembro último. A expectativa inicial era que ele seguisse o presidente da Câmara, o também petebista Elstor Desbessell, e fosse para o PL. A decisão pelo PSD foi tomada apenas nas últimas semanas e o anúncio foi feito no escritório político de Telmo.

Além de reduzir a bancada do PTB, Ruas será o primeiro vereador no município do PSD, partido que viu sua estatura política aumentar com a chegada de Telmo, em julho do ano passado. A sigla já conta com quatro secretários municipais – Régis de Oliveira Júnior (Saúde), Jaqueline Marques (Educação), Guiomar Machado (Políticas Públicas) e Gerson Vargas (Obras). O secretário da Segurança, Licério Agnes, e a recém-empossada titular da Cultura, Solange Finger, também devem se filiar nos próximos dias.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Solange Finger assume a Secretaria de Cultura em Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.