Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JANELA PARTIDÁRIA

Mais dois vereadores vão para o partido de Telmo

Filiações foram confirmadas pelo presidente do PSD em Santa Cruz, Régis de Oliveira Júnior

Mais dois vereadores de Santa Cruz do Sul, Alceu Crestani e André Scheibler, assinaram ficha com o PSD, partido do prefeito Telmo Kirst. As filiações ocorreram a pouco mais de uma semana do fim da janela partidária, período em que parlamentares podem trocar de sigla sem perder o mandato.

As filiações ocorreram sem ato público e sequer anúncio oficial. No caso de Crestani, porém, houve a confirmação por parte de dois assessores e pelo presidente do PSD, Régis de Oliveira Júnior. O vereador deve se manifestar apenas na manhã desta quinta-feira, 26. Já em relação a Scheibler, a Gazeta do Sul tentou contato com ele e com a esposa, a secretária de Habitação Aretusa Scheibler, que também filiou-se, mas até agora não houve retorno. A informação, porém, também foi confirmada por Régis.

As duas filiações foram articuladas, segundo Régis, diretamente pelo prefeito. Líder comunitário em Monte Alverne, Crestani cumpre o terceiro mandato de vereador pelo PSDB. Na prática, porém, está rompido com o partido desde 2016, ano em que presidiu a Câmara. À época, a sigla não apoiou uma proposta apresentada por ele para ampliar o limite de gastos com pessoal do Legislativo, o que revoltou o parlamentar.

Publicidade

Atualmente, Crestani enfrenta um processo de cassação na Câmara por quebra de decoro parlamentar, acusado de cobrar salários de um assessor e de manter um assessor-fantasma em seu gabinete, o que ele nega.

LEIA MAIS: Quem vai depor nos processos contra Crestani e Elo

Já Scheibler, que também é ligado ao interior, sobretudo a regiões como João Alves, estava no Solidariedade desde 2013, quando deixou o PTB, principal partido de oposição, e aliou-se a Telmo, chegando a ocupar o cargo de secretário de Obras. O encolhimento da sigla no município, porém, levou a rumores de desfiliação. Outro vereador do Solidariedade, Elo Schneiders, também pode sair – está em negociações com o PL.

Publicidade

Com isso, chega a oito o número de vereadores que trocaram de partido nas últimas semanas. São eles:

  • Luís Ruas – foi do PTB para o PSD
  • Bruna Molz – foi do PTB para o Republicanos
  • Ari Thessing – foi do PT para o Cidadania
  • Licério Agnes – foi do PP para o PSD
  • Elstor Desbessell – foi do PTB para o PL
  • Carlão Smidt – foi do PTB para o PSDB
  • Alceu Crestani – foi do PSDB para o PSD
  • André Scheibler – foi do Solidariedade para o PSD

LEIA MAIS: Sem ato público, Ilário Keller confirma filiação ao PP

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.