Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Política

Telmo manda PL sair do governo e exonera Elstor do Gabinete de Emergências

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

O prefeito de Santa Cruz do Sul determinou a saída do Partido Liberal (PL) da base de apoio. A sigla também vai deixar os cargos ocupados junto ao governo municipal. A decisão partiu do próprio prefeito Telmo Kirst e foi anunciada no começo da tarde desta quarta-feira, 10. O chefe do Executivo não gostou de declarações feitas por Elstor Desbessell na questão da liberação dos bufês.

Na última segunda-feira, 8, o presidente do Legislativo foi para a tribuna, no momento em que os vereadores questionavam decisões do Gabinete de Emergências, e disse que tinha recebido uma ligação de Telmo Kirst e que os bufês servidos voltariam a ser permitidos em Santa Cruz, mesmo com a bandeira laranja. Logo em seguida, os vereadores aplaudiram. A fala completa pode ser acompanhada no vídeo abaixo. Inicialmente, o bufê servido voltaria a ser proibido, mas o próprio Estado já havia liberado o funcionamento dentro da nova bandeira – fato que foi comunicado pela Procuradoria-Geral do Município em nota técnica, divulgada no mesmo dia.

A manifestação não foi bem recebida pelo governo. Em mensagem encaminhada ao grupo responsável pelas ações que envolvem o combate ao coronavírus no município, o prefeito afirmou que nunca conversou com o presidente da Câmara sobre o assunto. “Em momento algum falei com o vereador Desbessell, após ele assumir o Gabinete de Emergências, sobre a liberação de buffets ou qualquer outro assunto relacionado às suas deliberações”, escreveu em texto enviado pelo WhatsApp e a cujo conteúdo a reportagem teve acesso. “Os membros do Gabinete sabem que todas as opiniões do Executivo são transmitidas exclusivamente através do coordenador do Gabinete, que é o secretário da Saúde, ou pela procuradora-geral, a dra. Trícia [Schaidhauer]”, relatou.

Publicidade

Telmo Kirst também enviou uma mensagem para Elstor Desbessell na qual critica a fala do presidente da Câmara. “Não autorizei o uso do meu nome para qualquer manifestação a não ser para informar que processaria o vereador Mathias por ter me chamado de mentiroso. A estas alturas da vida e pela minha história dispenso palmas de vereadores. O fato de tê-lo apoiado para a presidência da Câmara e tê-lo indicado para o Gabinete de Emergências não lhe dá este direito”, rebateu. O prefeito também se referia a uma manifestação de Mathias Bertram (PTB), na sessão da última segunda-feira. Ao utilizar a tribuna, o integrante da oposição cobrou a realização das obras prometidas pelo governo e chamou Telmo Kirst de mentiroso. Confira abaixo:

Procurado pela reportagem, Mathias Bertram disse que ficou surpreso com a decisão do prefeito, mas que a respeita. “Este é um direito constitucional que ele tem, como eu também tenho meus direitos, como vereador, de me manifestar”, afirmou. “Poderia, sim, ter usado outro termo, como ‘não cumpridor de promessas’, mas cobrei isso na tribuna da Câmara de Vereadores, porque é meu dever”, acrescentou.

O PL ingressou oficialmente na base de apoio do governo municipal no começo de janeiro. O ato contou com a presença do próprio Elstor Desbessell, que, na época, ainda estava no PTB. Ele passou a integrar a nova sigla na janela para a troca de partido, ocorrida em março. A reportagem procurou o presidente local do PL para se posicionar sobre a situação, mas não conseguiu o contato.

Publicidade

Leia também: Autorização para bufê servido é estendida à bandeira laranja

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.