Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Inconstitucional

Câmara acolhe veto ao projeto que previa desconto no IPTU

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Por 10 votos a seis, os vereadores de Santa Cruz acolheram na noite dessa segunda-feira, 13, o veto do prefeito Telmo Kirst (PSD) ao projeto de lei, aprovado no fim de maio, que previa descontos de IPTU por meio da entrega de materiais recicláveis em ecopontos da Prefeitura. O valor do desconto seria definido a partir de uma pontuação baseada no volume de materiais entregues.

A Prefeitura considerou a proposta inconstitucional, posição que foi acatada pela maioria. Na tribuna, o autor da proposta, Alex Knak (MDB), disse que o veto foi baseado em “decisões do milênio passado” e a lei ajudaria a criar bons hábitos ambientais no município. Na mesma linha, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Bruno Faller (PDT), afirmou que há entendimentos pregressos da Justiça que reconhecem o direito das câmaras municipais de legislar sobre matéria tributária. Hildo Ney (PP) afirmou que a renúncia de receita será compensada pela redução das despesas com transporte de lixo para destinação final.

LEIA TAMBÉM: Comissão na Câmara começa a ouvir testemunhas no dia 14

Publicidade

Já Edmar Hermany (PP) alegou que a Prefeitura não dispõe de estrutura para colocar a ideia na prática. “Não adianta fazer projetos e depois não ter como aplicar a lei”, argumentou.

LEIA TAMBÉM: Solução para impasse sobre sede da Câmara de Vereadores fica para 2021

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.