Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2020

Gazeta terá pesquisas e debates entre candidatos da região

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

A Gazeta Grupo de Comunicações prepara uma grande cobertura para o período eleitoral, que começa oficialmente no próximo dia 27. A movimentação que iniciou nos últimos meses, com o acompanhamento das articulações dos partidos, e se intensificou no decorrer das convenções que homologaram as chapas e coligações, ganhará força a partir de agora, com as atenções das equipes de jornalismo voltadas a apresentar as propostas de cada frente, discutir as demandas da comunidade e oferecer o máximo de informações aos eleitores.

A programação, que vai envolver Gazeta do Sul, Rádio Gazeta e Portal Gaz, inclui nada menos do que três debates entre os sete candidatos a prefeito e vice de Santa Cruz do Sul. Além disso, serão veiculadas pesquisas exclusivas e independentes de intenção de voto para o Palacinho.

O gestor de conteúdo multimídia da Gazeta, Romar Beling, lembra que os veículos do grupo possuem larga experiência em coberturas eleitorais. “Neste ano, por se tratar de uma eleição que acontece em um momento histórico, nosso desafio será ainda maior. Reafirmamos nosso compromisso com uma cobertura isonômica e com o exercício democrático, assegurando aos nossos leitores, ouvintes e internautas todas as informações necessárias para que possam definir o caminho que consideram mais adequado para o futuro próximo de nossos municípios”, observa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veja quem são os sete candidatos que disputam a Prefeitura

O que prevê a cobertura

Debates
Serão dois debates com os candidatos a prefeito e um com os candidatos a vice-prefeito de Santa Cruz. O primeiro confronto dos prefeituráveis será na largada da campanha, no dia 3 de outubro. Já os postulantes a vice se enfrentam no dia 21. O segundo encontro entre os candidatos a prefeito será em 12 de novembro, último dia permitido pela lei eleitoral. Todos os debates serão às 9 horas, com mediação do jornalista Ronaldo Falkenback e transmissão simultânea pela Rádio Gazeta FM 107,9 e em vídeo pelo Portal Gaz.

Publicidade

Também estão programados debates entre os candidatos em outros quatro municípios da região: Vera Cruz, Sinimbu, Vale do Sol e Passo do Sobrado. Os confrontos devem ocorrer dentro do programa Radar, apresentado por Rosemar Santos, que vai ao ar de segunda a sexta das 15 horas às 17 horas.

Entrevistas
Tanto a Gazeta do Sul quanto a Rádio Gazeta veicularão entrevistas especiais com os candidatos a prefeito e a vice no decorrer da campanha. As primeiras sabatinas com as chapas na rádio ocorreram na sequência de cada convenção. No jornal, serão duas rodadas com os prefeituráveis: a primeira, logo no início da campanha, apresentando a trajetória e o perfil dos candidatos; a segunda, no meio da campanha, discutindo os principais pontos dos planos de governo e aspectos relevantes relacionados às candidaturas.

Ex-prefeitos
Desde o último dia 12, a Gazeta do Sul publica uma série de entrevistas exclusivas com todos os ex-prefeitos de Santa Cruz, nas quais recordam suas experiências à frente do Município, contam histórias de bastidores e falam sobre o desafio da gestão pública. A primeira foi com Edmar Hermany (PP). Neste sábado, 19, será a vez de Sérgio Moraes (PTB). Serão ouvidos ainda José Alberto Wenzel (PSDB) e Kelly Moraes (PTB).

Publicidade

Verificação de boatos
Durante toda a campanha, a Gazeta fará, por meio da plataforma Gazeta Explica, a verificação de eventuais boatos relacionados ao pleito. A intenção é auxiliar os eleitores para que não compartilhem conteúdos duvidosos e coibir a possível proliferação de fake news em uma eleição que, devido às orientações de distanciamento social, terá presença forte nos meios digitais. Nessa quinta-feira, por exemplo, uma apuração esclareceu que uma suposta pesquisa de intenção de voto para prefeito que circulava via WhatsApp era falsa.

LEIA TAMBÉM: Juíza eleitoral prega bom senso sobre realização de comícios

Apuração e repercussões
No dia 15 de novembro, a Rádio Gazeta e o Portal Gaz vão acompanhar toda a movimentação da eleição, desde antes da abertura das urnas até a conclusão da apuração dos votos, que será divulgada minuto a minuto. A programação da rádio será inteiramente dedicada à cobertura eleitoral, com repórteres nas ruas e informações em tempo real. Já na segunda-feira, a edição histórica da Gazeta do Sul trará os números consolidados de toda a região, bem como as repercussões e análises dos resultados.

Publicidade

Podcast
O podcast Panorama Gazeta, que vai ao ar todas as sextas-feiras no Portal Gaz e nas plataformas de streaming, dedicará os próximos episódios a temas relacionados às eleições. No episódio desta sexta, por exemplo, os jornalistas Pedro Garcia e Ronaldo Falkenback discutem os resultados das convenções e analisam o cenário eleitoral.

LEIA TAMBÉM: Confira como serão as disputas nos municípios da região

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.