Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2020

VÍDEO: veja como foi o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Debate é realizado na Câmara de Vereadores de Santa Cruz

Os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul ficaram frente a frente pela primeira vez na manhã deste sábado, 3, durante o debate da Gazeta Grupo de Comunicações. O confronto teve início às 9 horas e foi transmitido pela Rádio Gazeta FM 107,9 e em vídeo pelo Portal Gaz. Todos os sete prefeituráveis foram chamados para o debate, que foi o primeiro da corrida eleitoral iniciada oficialmente no último domingo.

Com mediação do coordenador de jornalismo da Rádio Gazeta, Ronaldo Falkenback, o debate contou com dois blocos de perguntas diretas entre os candidatos com tema livre, além de outro em que eles responderam a perguntas de jornalistas da Gazeta sobre temas como economia, segurança, transporte público e saneamento. Ao todo, foram cinco blocos.

VEJA COMO FOI:

O debate foi transmitido diretamente do plenário da Câmara de Vereadores e, devido às orientações de distanciamento social, não houve presença de público nas galerias. O acesso ao prédio do Legislativo foi controlado e limitado ao mínimo necessário de pessoas. Cada candidato pôde estar acompanhado de apenas um assessor e do vice.

Publicidade

Durante o debate, ficaram a uma distância mínima uns dos outros e permaneceram de máscara, a não ser nos momentos de fala. Além disso, as campanhas foram orientadas a não promover as tradicionais aglomerações de apoiadores em frente ao Legislativo. Os protocolos foram aprovados pelo Gabinete de Emergências.

Valorização dos debates

A organização do encontro foi capitaneada pela equipe da Rádio Gazeta, que tem larga tradição na realização de debates em eleições municipais. De acordo com o gerente executivo de rádios do grupo, Leandro Siqueira, a valorização dos debates é uma marca da emissora. “Os debates são sempre momentos marcantes nas campanhas municipais. Historicamente, tivemos grande audiência e grande envolvimento. Neste ano, em função da pandemia, temos uma dupla responsabilidade”, observa Siqueira.

Até o fim da campanha, a Gazeta vai promover outros dois debates envolvendo os candidatos da eleição majoritária em Santa Cruz. No dia 21 deste mês, haverá o confronto entre os postulantes a vice. Já no dia 12 de novembro, três dias antes da votação, os candidatos a prefeito voltarão a se encontrar. A Rádio Gazeta também promoverá debates com os candidatos de Vera Cruz, Sinimbu, Passo do Sobrado e Vale do Sol.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Veja o patrimônio declarado pelos candidatos à Prefeitura de Santa Cruz

COMO FOI

Primeiro bloco: por ordem de sorteio, todos os candidatos tiveram 1 minuto para responder a uma pergunta única: “Por que deseja governar Santa Cruz do Sul?”.

Publicidade

Segundo bloco: os candidatos responderam a perguntas de jornalistas da Gazeta Grupo de Comunicações. O jornalista sorteado indicou um candidato para responder, em 1 minuto e 30 segundos, e um candidato para comentar, em um minuto. Quem respondeu teve direito a réplica de 40 segundos.

Terceiro bloco: os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre. A ordem de quem pergunta foi definida por sorteio. Foram 30 segundos para a pergunta, 1 minuto e meio para a resposta, 1 minuto para a réplica e 40 segundos para a tréplica.

Quarto bloco: os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre. A ordem de quem pergunta foi definida por sorteio. Foram 30 segundos para a pergunta, 1 minuto e meio para a resposta, 1 minuto para a réplica e 40 segundos para a tréplica.

Publicidade

Quinto bloco: cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para suas considerações finais. A ordem também foi definida por sorteio.

LEIA MAIS
Saiba quanto tempo cada coligação terá de propaganda em rádio e TV
Veja quem são os sete candidatos que disputam a Prefeitura

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.