Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Clima esquenta entre os candidatos de Vale do Sol

Foto: Alencar da Rosa

Maiquel Silva, da coligação PP/PTB, está em busca da reeleição, já o ex-prefeito Nelson Michel encabeça a coligação MDB/PT

A Rádio Gazeta iniciou nessa quarta-feira, 22, uma série de quatro debates com os candidatos a prefeitos dos municípios da 40ª Região Eleitoral. Além de realizar o encontro com os candidatos de Santa Cruz do Sul, a Gazeta Grupo de Comunicações promove até a próxima semana os debates com os prefeituráveis de Vale do Sol, Sinimbu, Passo do Sobrado e Vera Cruz.

O primeiro confronto de ideias ocorreu entre os candidatos de Vale do Sol. O atual prefeito, Maiquel Silva, da coligação PP/ PTB, que busca a reeleição, disputa o comando do Executivo com Nelson Michel, que já foi prefeito de Vale do Sol em dois mandatos e encabeça a aliança MDB/PT. Os dois discutiram suas ideias no programa Radar, com mediação do apresentador Rosemar Santos.

LEIA MAIS: VÍDEO: assista ao debate entre candidatos à prefeitura de Vale do Sol

Publicidade

O primeiro bloco foi de apresentações pessoais, seguido por perguntas livres entre os candidatos no segundo bloco. O terceiro momento teve perguntas direcionadas, com o sorteio de temas. Os concorrentes tiveram 30 segundos para fazer a pergunta, dois minutos para as respostas e um minuto para réplica e tréplica.

O tema emprego e renda foi o assunto inicial nas questões livres, e bastou para esquentar o debate. Maiquel Silva afirmou que seu adversário não deu prioridade a essa questão em suas administrações anteriores. Nelson Michel respondeu que trouxe empresas para Vale do Sol, mas o partido de seu concorrente, o Progressistas, foi responsável pelo fechamento da Intab, a empresa que mais arrecadava impostos para o município.

Nelson então questionou Maiquel sobre o contrato que a Prefeitura mantém com uma empresa de Santa Cruz do Sul para fazer a manutenção dos veículos do poder municipal. O atual prefeito argumentou que, na época em que seu adversário era prefeito, os veículos eram consertados fora do município e sem licitação, e atualmente a licitação é feita com empresas locais.

Publicidade

LEIA MAIS: Quatro municípios da região terão debates na Rádio Gazeta

Na sequência, Nelson perguntou a Maiquel sobre áreas adquiridas pelo município para instalação do futuro Distrito Industrial. Segundo o candidato do MDB, a população está desinformada e não sabe onde essas áreas ficam. O representante do Progressistas respondeu que o processo está encaminhado. Segundo Maiquel, são duas áreas na localidade de Faxinal de Dentro com valor de R$ 159 mil, e outra ao lado do ginásio do Cipriano, e o processo pode ser acompanhado no cartório de Vale do Sol.

Nelson replicou com mais uma pergunta, pedindo explicações sobre a área da Escola Família Agrícola de Vale do Sol, a Efasol. O atual prefeito disse que se não fosse sua administração, talvez a escola não estivesse mais no município, e que a Prefeitura está adquirindo uma área perto da escola São João Batista, de Formosa, para expandir o educandário e melhorar o atendimento ao jovem do campo.

Publicidade

Em seguida, Maiquel Silva perguntou a Nelson Michel o que ele faria se fosse eleito e tivesse que dar continuidade ao processo que investiga desvios de dinheiro da Prefeitura, o que, segundo ele, ocorreu quando o MDB estava na administração. Nelson afirmou que o ex-prefeito e hoje seu candidato a vice, Clécio Halmenschlager, trabalhou incansavelmente nesse assunto e que, graças ao então prefeito Clécio, a questão foi encaminhada à Justiça. Também ressaltou que o problema teria se iniciado em 2008, durante a gestão do PP.

No terceiro bloco, foram feitas perguntas de acordo com temas sorteados, começando por agricultura, e Maiquel Silva foi o primeiro a responder. Ele reiterou que sua intenção é dar continuidade aos projetos do Executivo, com a manutenção dos acessos às propriedades rurais, melhorias nos acessos e caminhos das lavouras.

O candidato do MDB respondeu com críticas à atual gestão. Segundo ele, o povo de Vale do Sol “nem conhece o secretário de Agricultura”. Ainda comentou que em seu governo atendeu muito bem os agricultores com adubação, troca de sementes e distribuição de calcário, o que, segundo ele, não acontece mais.

Publicidade

Sobre o tema segurança pública, Nelson Michel salientou que, quando prefeito, sua administração trabalhou para a instalação de uma Delegacia de Polícia no município. Citou ainda parcerias com a Brigada Militar e a aquisição de duas viaturas para a corporação.

Maiquel Silva respondeu que Vale do Sol é uma cidade que tem orgulho do nível baixo de criminalidade. Salientou que o município deve continuar buscando parcerias com a Brigada Militar para ampliar o efetivo na cidade, além de aumentar o número de viaturas. Ele citou também a instalação de uma câmera de segurança com o apoio da comunidade.

LEIA TAMBÉM: Confira como serão as disputas nos municípios da região

Publicidade

Saúde e educação

Sobre saúde pública, Nelson Michel citou a implantação do plantão médico no município em 2008. Ele prometeu reorganizar o plantão junto ao Hospital Trombudo, citando ainda projetos para a saúde de mulheres, crianças e adolescentes. Falou em manter a farmácia municipal, buscar uma referência em geriatria para o hospital e também ampliar o convênio com o Cisvale.

Maiquel Silva citou a melhora no atendimento e expansão do horário do plantão médico em Vale do Sol. O candidato prometeu implementar farmácia nas unidades de saúde de Faxinal de Dentro, e também na ESF Anita Garibaldi, de Alto Trombudo; manter apoio a projetos para pessoas com deficiência e ampliar a parceria com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo, o Cisvale.

O último assunto foi educação. O candidato Maiquel Silva ressaltou o atendimento de 65 alunos pela creche municipal, e indicou a ampliação de vagas no interior em turno integral para crianças até 5 anos. Prometeu investimentos em escolas, ampliação da frota de transporte escolar, com aumento de linhas e rotas para os alunos, além de formação continuada aos funcionários da Educação.

Na resposta, Nelson Michel alegou que a creche municipal foi construída pelo governo anterior, do seu vice Clécio Halmenschlager, sendo apenas inaugurada pela gestão atual. Conforme o candidato do MDB, a creche não foi inaugurada na gestão anterior devido a uma falha atribuída ao governo federal.

LEIA TAMBÉM: Bate-boca marca primeiro debate dos candidatos a vice

Nesta sexta é a vez de Sinimbu

Nesta sexta-feira, 23, a Rádio Gazeta vai transmitir o debate com os candidatos à Prefeitura de Sinimbu. Dia 28, quarta-feira, será a vez do debate entre os postulantes ao Executivo de Passo do Sobrado. Já na outra sexta-feira, dia 30, os debatedores serão os prefeituráveis de Vera Cruz. Os encontros ocorrem todos a partir das 15 horas na Rádio Gazeta FM 107.9, com reprodução de imagens ao vivo do Portal Gaz.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: veja como foi o debate entre os candidatos a vice

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.