Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Justiça Eleitoral inicia geração de mídia para as urnas em Santa Cruz

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

Urna eletrônica

A Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul, responsável pelo pleito de 15 de novembro em oito municípios da região, dará início na semana que vem ao processo de preparação das mídias que vão ser usadas nas urnas eletrônicas.

O chefe do cartório eleitoral da 40ª Zona, Jaime Melchiona, explicou à Rádio Gazeta que, durante o processo, os discos de mídia recebem o cadastro dos eleitores aptos a votar e dos candidatos aptos a receber os votos. O processo marca o fechamento do sistema de registro de candidaturas.

LEIA MAIS: STF confirma que apresentação do título não é obrigatória para votar

Publicidade

Segundo Jaime, todas as zonas eleitorais devem finalizar a geração até o dia 5 de novembro. Somente para a eleição em Santa Cruz do Sul, são mais de 200 equipamentos. “Estamos fazendo a separação do material que vai para as seções eleitorais. Tem muito material para ser disparado, caderno de votação, manual do mesário, canetas. Uma série de materiais que são necessários para os mesários trabalharem”, explicou.

LEIA TAMBÉM
Campanhas para a prefeitura de Santa Cruz já arrecadaram R$ 467,9 mil
Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar

Jaime Melchiona informou ainda, durante a entrevista, que a resposta dos cidadãos para serem mesários voluntários nas eleições foi excelente. “O percentual de voluntários é de aproximadamente 80% dos mesários, um número bastante expressivo para a nossa quantidade de mesários. São cerca de 2 mil mesários convocados para os oito municípios em que a gente faz a eleição.”

Publicidade

O chefe do cartório eleitoral salientou que, conforme o protocolo sanitário para as eleições de novembro próximo, todas as seções eleitorais vão ter álcool em gel para higienização das mãos dos eleitores antes e depois da votação. “Vão ser seis frascos [de álcool em gel] por seção eleitoral: dois de 500 ml para os mesários e mais quatro frascos disponíveis para os eleitores”, disse.

Os locais de votação também vão receber adesivos para marcação do distanciamento social nas filas, para evitar aglomerações. Cartazes também deverão ser afixados com os procedimentos a serem adotados por todos.

LEIA MAIS
Governo lança cartilha com protocolos sanitários para o período eleitoral
Afinal, o que um vereador pode e não pode fazer?
Aumenta número de candidatos autodeclarados negros

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.