Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2020

Veja o que mostra a segunda pesquisa em Santa Cruz do Sul

A duas semanas da eleição municipal, uma nova pesquisa de intenção de voto para prefeito em Santa Cruz do Sul, realizada pelo Instituto Methodus, revela uma redução na vantagem de Helena Hermany (PP) sobre Alex Knak (MDB). Além de terem se distanciado dos demais candidatos, os dois agora estão separados por somente 4,8 pontos no cenário estimulado, no limite da margem de erro.

A pedido da Gazeta do Sul, o Methodus ouviu, de forma presencial entre segunda, 26, e quinta-feira, 29, 400 pessoas de ambos os sexos e diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade e renda. Essa é a segunda pesquisa realizada pelo instituto este ano. Na primeira, divulgada no dia 3 de outubro, antes do início da propaganda em TV e rádio, Helena liderava com 7,7 pontos em relação a Alex, que era seguido de perto por Mathias Bertram (PTB) e Carlos Eurico Pereira (Novo), em uma disputa embolada pelo segundo lugar.

LEIA MAIS: Confira quais foram os principais temas do debate entre os candidatos de Santa Cruz

Publicidade

O novo levantamento sinaliza para uma polarização nesta reta final de campanha entre a progressista, que chegou a 27,5%, e o emedebista, que alcançou 22,7%. Os números indicam que ambos absorveram votos dos adversários – que, à exceção de Jaqueline Marques (PSD), reduziram seus percentuais. A maior queda foi de Carlos Eurico, que perdeu 7,3 pontos e passou da quarta para a quinta posição, atrás de Jaqueline. Por outro lado, o volume de indecisos ainda é alto (18,1%).

No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, a tendência verificada foi a mesma. Tanto Helena quanto Alex elevaram seus percentuais e abriram vantagem sobre Mathias, que manteve praticamente o mesmo patamar. No primeiro levantamento, a diferença entre os três estava dentro da margem de erro. Além de terem retirado intenções de votos de Carlos Eurico, Helena e Alex também herdaram votos de eleitores indecisos, que chegavam a 56,2% na pesquisa anterior e agora ficaram em 41,2%.

Já no levantamento de rejeição, embora Alex tenha oscilado para cima e Helena tenha estacionado, o percentual da progressista é superior ao do emedebista, o que reforça o indicativo de que a campanha está aberta. A Gazeta ainda publicará uma terceira pesquisa exclusiva na semana da votação. O levantamento também será realizado pelo Instituto Methodus.

Publicidade

LEIA MAIS: Veja fotos do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Santa Cruz

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.