Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Fique atento

Veja o que será necessário para votar neste domingo

Foto: Rodrigo Assmann

Além de usar máscara contra o vírus, eleitor deverá respeitar distanciamento nas filas

Como ainda estamos enfrentando a pandemia, algumas medidas precisam ser levadas em consideração antes de sair de casa rumo à seção eleitoral. Os eleitores devem estar munidos de documento com foto (carteira de identidade, de trabalho, de motorista, certificado de reservista, passaporte ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei), caneta própria (de preferência) e máscara sobre o rosto. Nas seções, haverá álcool gel para higienização das mãos. A distância mínima entre as pessoas deve ser de um metro. Se o eleitor estiver sem máscara, não poderá entrar na seção.

Quem já tem a biometria cadastrada pode substituir o documento oficial pelo aplicativo Etítulo. Caso o eleitor não tenha a biometria cadastrada, não há obrigatoriedade de levar o título de eleitor impresso, apenas o documento de identificação com foto. Nas eleições deste ano, a identificação por biometria, que exigiria mais um contato com equipamentos compartilhados, não será adotada.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: último dia de campanha eleitoral foi de ruas lotadas em Santa Cruz

Publicidade

A promotora da 162ª Zona Eleitoral, Vanessa Saldanha de Vargas, alerta para a proibição de transporte dos eleitores por candidatos ou por representantes destes. As manifestações a favor de um candidato são permitidas, desde que sejam realizadas de forma individual e silenciosa. Em caso de flagrante de algum crime eleitoral, a promotora recomenda que a denúncia seja feita a algum órgão de segurança, como a Brigada Militar e polícias Civil ou Federal. Em último caso, o contato pode ser feito com o Ministério Público, que estará de plantão das 7 às 17 horas.

Promotora Vanessa: atenção aos crimes

Em Santa Cruz do Sul, entre os 103.396 eleitores aptos a votar, a predominância é das mulheres (53%). A faixa etária mais numerosa tem entre 35 e 39 anos, e 47 eleitores possuem mais de 100 anos de idade. Quanto ao grau de instrução, predomina o Ensino Fundamental incompleto, equivalente a 27%.

Os analfabetos são 1.680, e outros 1.585 declararam que sabem apenas ler e escrever. Em relação ao estado civil, predominam em Santa Cruz os solteiros, que respondem por 52% do eleitorado, enquanto os casados chegam a 37%.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Para evitar contágio, TSE excluirá biometria nas eleições municipais

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.