Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Mais de 70 candidatos a prefeito disputaram os votos de 360 mil eleitores na região

Foto: Rodrigo Nascimento

Colégio Marista São Luís, em Santa Cruz do Sul

Os 28 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra tiveram nas eleições deste ano 73 candidatos na disputa pelo comando das prefeituras a partir de 2021. Entre os concorrentes, apenas oito são mulheres nas cabeças de chapa. Treze dos atuais prefeitos tentam a reeleição e oito vices buscam chegar ao principal cargo nas administrações municipais.

Em metade dos municípios da região – ou seja, em 14 – há duas chapas na disputa pela Prefeitura. Em cinco há três candidatos e em outros cinco há quatro concorrentes. Em Lagoão, Mato Leitão e Segredo apenas os atuais prefeitos concorrem à reeleição, em chapa única. Santa Cruz do Sul é o município com a maior concorrência, com sete opções para os eleitores escolheres o futuro comando da Prefeitura.

O Progressistas e o MDB são os partidos com mais candidatos a prefeito na região, com 15 e 14, respectivamente. Na sequência, as siglas com mais concorrentes são PTB, PSB, PDT, PT, PSDB, PL, PRTB e Republicanos. O DEM, o Novo, o Solidariedade e o PSD têm apenas um candidato cada um na região.

Publicidade

Em relação à escolaridade, predomina o Ensino Superior completo entre os candidatos a prefeito, com 38. Na sequência vêm o Ensino Médio completo (15) e o Ensino Fundamental incompleto (10). Entre as profissões, agricultores (11), advogados (10) e empresários (9) têm maior número de candidatos na disputa pelo comando das prefeituras.

LEIA MAIS: Horário, local e mais: confira dicas para votar tranquilo neste domingo

Perfil Prefeito

Total de concorrentes 73
Mulheres 8
Tentam reeleição 13
Vices candidatos a prefeito 8

Publicidade

POR PARTIDOS
PP 15
MDB 14
PTB 10
PSB 8
PDT 6
PT 6
PSDB 3
PL 3
PRTB 2
Republicanos 2
DEM 1
Novo 1
Solidariedade 1
PSD 1

POR ESCOLARIDADE
Ensino Superior 38
Ensino Médio completo 15
Ensino Fundamental incompleto 10
Ensino Fundamental completo 4
Ensino Superior incompleto 3
Ensino Médio incompleto 3

POR PROFISSÃO
Agricultores 11
Advogados 10
Empresários 9
Prefeitos * 8
Professor 6
Outros 5
Aposentado 3
Médico 3
Contador 2
Odontólogo 2
Servidor público 2
Vereador * 2
Administrador 1
Cabeleireiro e barbeiro 1
Comerciário 1
Corretor 1
Jornalista e redator 1
Mecânico 1
Militar reformado 1
Motorista 1
Ocupante de Cargo de comissão 1
Padeiro 1

Publicidade

* apenas os que declararam esta profissão

LEIA MAIS: AO VIVO: acompanhe a cobertura das eleições 2020 na região

Mais de 360 mil eleitores vão às urnas
Os municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra têm 363.658 eleitores aptos a ir às urnas neste domingo para a escolha dos representantes nas câmaras e os novos prefeitos. Na região, 1.808 candidatos disputam as 278 vagas de vereador e 73 chapas concorrem ao comando das 28 prefeituras.

Publicidade

Em Rio Pardo, na 38ª Zona Eleitoral, que abrange também o município de Pantano Grande, as urnas serão entregues para os presidentes das seções ao longo da manhã deste sábado. Os equipamentos já estão com as informações carregadas desde a semana passada. No domingo, após o término do horário de votação, às 17 horas, os trâmites burocráticos serão realizados e a expectativa é que os arquivos para início da apuração cheguem ao Cartório Eleitoral por volta das 17h20. A previsão é que até às 19 horas os vencedores já serão 8 candidatos são mulheres conhecidos.

Na 19ª Zona Eleitoral, sediada em Encruzilhada do Sul e que também contempla o município de Amaral Ferrador, as urnas também serão distribuídas aos locais de votação ao longo da manhã deste sábado. Em relação à eleição passada, três seções mudaram de lugar – uma na cidade e duas no interior. A seção 82, que ficava na Escola Municipal Machado de Assis, no Bairro Alto da Rondinha, passou para a Escola Estadual Barão do Quaraí.

No interior, duas seções foram agregadas. A de número 17, localizada na Associação da Bananeira, no Rincão da Formiga, foi movida para junto da seção 80, na Escola Municipal São Luiz, na mesma localidade. A seção 77, que ficava no Centro Comunitário São José, na localidade de Vau dos Prestes, foi movida para junto da seção 16, no Centro Comunitário Divino Espírito Santo, também na mesma localidade. A previsão de término da apuração é entre 20h30 e 21 horas.

Publicidade

Colaborou o jornalista Iuri Fardin

LEIA TAMBÉM: A hora da decisão: sete candidatos, uma cadeira

Venâncio Aires
Na 93ª Zona Eleitoral, de Venâncio Aires, que abrange Boqueirão do Leão e Mato Leitão, as urnas também começaram a ser transportadas nessa sexta-feira e as instalações devem estar concluídas até o fim da manhã deste sábado. Não houve alteração nos locais de votação e a apuração deve ser concluída entre 20 horas e 21 horas.

Em Candelária, sede da 13ª Zona Eleitoral, as urnas já começaram a ser distribuídas nessa sextafeira e a organização continua na manhã de sábado. Entre as mudanças de local, a seção 45, que ficava no Horto Medicinal Girassol, passou para a Escola Professor Dinarte. A seção 42, da Comunidade Santa Luzia, foi para a Escola Percílio da Silveira e a da Escola Duque de Caxias passou para a Escola Dom Pedro I. Por fim, a seção 12, da Comunidade Mem de Sá, foi movida para a Escola Arnaldo Schilling. O cartório espera concluir a apuração até as 18h30.

Na 53ª Zona Eleitoral, com sede em Sobradinho e que abrange ainda Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul e Segredo, houve a mudança de um local de votação. A seção 119, que ficava na Escola Municipal João Cardoso, na localidade de Linha Ferraz, foi movida para a Escola Estadual Zoila Portela, em Boa Vista. As urnas serão distribuídas ao longo deste sábado. Conforme as informações do Cartório Eleitoral, novos pontos de transmissão foram instalados e a apuração deve ser mais rápida, terminando por volta das 18 horas.

A 154ª Zona Eleitoral, sediada em Arroio do Tigre, responsável também pelos municípios de Tunas, Salto do Jacuí, Jacuizinho e Estrela Velha, também teve uma mudança de local. No interior de Estrela Velha, a seção que ficava na Escola Municipal Rui Barbosa, em Linha das Bicas, vai funcionar no anexo do Rincão da Estrela. O número de pontos de transmissão foi ampliado e, com isso, o resultado deve ser conhecido até às 19 horas.

LEIA TAMBÉM: Compare as principais ideias dos candidatos à Prefeitura

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.