Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança

Urna de Santa Cruz passa por auditoria de verificação e autenticidade do sistema

Boletins de Urna mostram a votação individual de cada candidato que concorreu naquela eleição | Foto: Divulgação

A urna da seção 112, localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Imaculada Conceição, em Linha Antão, interior de Santa Cruz do Sul, é uma das 12 sorteadas no Estado para passar por auditoria que visa confirmar a segurança do sistema eletrônico de votação. O sorteio ocorreu na manhã de sábado, 14, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e envolveu os equipamentos das 23.753 seções eleitorais gaúchas.

As quatro primeiras urnas sorteadas (duas de Porto Alegre, Santa Clara do Sul e Vacaria) são submetidas à Votação Paralela. Este é um procedimento de segurança, instituído pelo TSE desde 2002, que tem como objetivo comprovar a correta captação e contabilização do voto pela urna.

Para a auditoria de verificação de autenticidade e integridade dos sistemas, foram sorteadas as urnas de seções de Santa Cruz do Sul, Charqueadas, Caxias do Sul, Tenente Portela, Ijuí, Pelotas, Camaquã e Canguçu. Estas são submetidas à auditoria nas respectivas Zonas Eleitorais, sob a presidência do Juiz (a) Eleitoral, com a participação de partidos políticos, Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), imprensa e demais interessados. Esse procedimento não altera em nada no dia da votação, pois é feito antes do pleito.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Urna eletrônica: quatro razões para não colocar a segurança do seu voto em dúvida

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.