Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELEIÇÕES 2020

PP e MDB conquistam maior número de prefeituras na região

Foto: João Cleber Caramez

Maiquel Silva, do PP, é um dos sete prefeitos eleitos pelo partido na região e também é um dos cinco reeleitos para prefeituras do Vale do Rio Pardo e do Centro-Serra

O PP e o MDB serão os partidos com maior número de prefeitos no Vale do Rio Pardo e na região Centro-Serra a partir de 2021, com sete cada. Na sequência, PSB e PTB terão quatro representantes cada e o PDT terá três. Outras três legendas terão um prefeito cada: DEM, PL e PSDB.

Na eleição de 2016, o PP conquistou o maior número de prefeituras na região, com o comando de nove administrações das 28 do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. Em seguida veio o PMDB com sete, o PSB com quatro, o PDT e o PTB com três e o PSDB e o DEM com uma cada. Em 2012, o PP também obteve maior número de vitórias, com a conquista de dez prefeituras.


LEIA MAIS: Confira a relação completa de prefeitos e vereadores eleitos na região

Publicidade

Entre os 16 municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), o PP conquistou o maior número de prefeituras na eleição de domingo, com quatro. MDB e PSB dividem o segundo lugar, com três cada, seguido pelo PTB, com duas. Outras quatro siglas comandarão uma prefeitura cada: PL, PSDB, DEM e PDT.

Na eleição de 2016, quando a Amvarp tinha 15 associados, o PP também elegeu o maior número de prefeitos, com cinco. PMDB e PSB venceram em três municípios cada, PTB em dois e PSDB e DEM em um. Na eleição de 2012, PP e PMDB ganharam o maior número de prefeituras, com quatro cada.

No confronto entre partidos de situação e de oposição, deu empate na região, com 14 vitórias para cada. Nove prefeitos conseguiram e reeleição, dos quais três em chapa única. Apenas entre os 16 municípios integrantes da Amvarp, em nove se sobressaíram os partidos de oposição e em sete os da situação, onde cinco prefeitos conseguiram a reeleição.

Publicidade

Profissões e mulheres

Entre as ocupações que os candidatos registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a profissão de agricultor predomina entre os prefeitos eleitos no Vale do Rio Pardo e Centro-Serra: são seis entre os que assumirão o comando das prefeituras em 2021. Em segundo lugar estão os registrados como prefeito (cinco), seguidos por empresários (quatro).

Nos 16 municípios que integram a Amvarp, três profissões se destacam: empresário, agricultor e prefeito. Todos têm três representantes eleitos para comandar prefeituras pelos próximos quatro anos.

Foram eleitas duas mulheres na região: Helena Hermany em Santa Cruz do Sul e Sandra Backes (na foto), reeleita em Sinimbu | Foto: Lula Helfer


Os eleitores da região escolheram no domingo duas mulheres como prefeitas: Sandra Backes (reeleita), de Sinimbu, e Helena Hermany, de Santa Cruz do Sul. Há quatro anos também duas mulheres conseguiram a eleição como prefeitas, mas hoje há três no comando de prefeituras. Rosane Luiza Vaz Rocha assumiu em Rio Pardo após a prisão do ex-prefeito Rafael Barros, no fim de maio, durante a Operação Camilo, e posterior renúncia do cargo.

Publicidade

LEIA MAIS: Ex-prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros deixa o presídio

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.