Candelária 22/11/2020 17h55 Atualizado às 18h13

Rim pretende retribuir a confiança dada pelo eleitor

Com experiência acumulada como vice-prefeito e assessor legislativo, prefeito eleito quer gerar renda por meio de indústrias

Após ter sido vice no governo de Paulo Butzge, Nestor Ellwanger foi eleito prefeito de Candelária para a gestão 2021/2024 com 8.584 votos, o equivalente a 48,03% do total. Rim, como é conhecido, concorreu pelo PSB. Ele concedeu entrevista ao programa Rede Social, da Rádio Gazeta, na última quarta-feira.

Para ele, apesar da campanha ter sido mais curta, o número expressivo de votos foi sinal de confiança da população. “Estou na vida pública há 40 anos, com muito trabalho nas comunidades e no interior. Joguei futebol amador durante muito tempo. Durante 30 anos, fui assessor do vereador Rui Paulo Porto dos Santos, que teve mandato por quatro décadas”, disse. “Em 2012, concorri como vice-prefeito e nossa chapa perdeu. Em 2016, estava no PP e venci ao lado do Paulo Butzge. É um longo legado, de participação efetiva, buscando ajudar os candelarienses. A eleição foi um reconhecimento.”

LEIA MAIS: Confira a relação completa de prefeitos e vereadores eleitos na região

Ellwanger já adianta que o próximo ano será de dificuldades, em razão do processo de recuperação econômica. Por isso, deseja iniciar o mandato com responsabilidade nos gastos públicos. “Vou procurar fazer o melhor para os 32 mil habitantes. Sempre estive presente nas comunidades, busquei as pessoas em qualquer horário para levar às consultas em Porto Alegre. Nasci na Linha do Rio, conheço as necessidades tanto da cidade como do interior”, sublinhou.

Rim exaltou a presença industrial em Candelária. A Calçados Beira-Rio conta com 1,1 mil funcionários e vai abrir uma nova unidade, com cerca de 400 vagas. Ele ainda citou a Gazin Colchões, a SS Shoes Calçados e a Fibratec Piscinas, empresas fundamentais para a economia local. “Vamos buscar a instalação de mais empreendimentos, para gerar mais empregos. Também queremos solucionar o problema da falta de vagas nas creches para as mães trabalhadoras”, comentou.

Rim projetou que o governo dará continuidade às ações de desenvolvimento iniciadas por Paulo Butzge e destacou a pavimentação de 42 ruas em andamento. Segundo Ellwanger, o município está retomando a normalidade aos poucos, com a atividade industrial e a instalação de uma fábrica de bolsas, uma fábrica de luvas de segurança e um atacado no Centro. Em geral, Rim aposta na área industrial para gerar arrecadação e qualificar os serviços à comunidade em áreas essenciais, como saúde e educação.

Ellwanger disse que não terá problemas com o Legislativo, por conhecer todos os vereadores eleitos e pela experiência de 30 anos como assessor. “Todo bom projeto vai ser aprovado pelos vereadores. Vamos conversar, manter um diálogo sempre”, garantiu. A exceção, segundo ele, é no ano eleitoral, quando interesses em jogo podem prejudicar a aprovação de projetos.

LEIA TAMBÉM: Rio Pardo pode voltar a ter barramento em Candelária, para garantir abastecimento