Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Vereadores aprovam uniforme escolar na rede municipal

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Os vereadores de Santa Cruz do Sul aprovaram em sessão extraordinária na manhã desta quinta-feira, 21, o projeto de lei que institui o uniforme escolar na rede municipal de ensino. O investimento será bancado com recursos federais.

Atualmente, algumas escolas já possuem uniformes próprios. O projeto, porém, prevê um traje padrão para todas as escolas mantidas pelo Município. A tipologia será definida por meio de decreto da prefeita Helena Hermany (PP) e as peças serão adquiridas com dinheiro do Salário Educação.

LEIA MAIS: Prefeitura quer implantar uniforme na rede municipal de ensino

Publicidade

A aprovação se deu por unanimidade. Na tribuna, parlamentares governistas e de oposição elogiaram a medida como forma de amenizar as diferenças sociais existentes dentro das escolas, evitar discriminação e bullying e aliviar o orçamento das famílias. “Às vezes uma criança lá do bairro não tem uma roupa adequada para ir ao colégio, mas tem que ir. E lá ela vê outra criança com uma roupa melhor”, observou o líder de governo Henrique Hermany (PP), lembrando que diversos municípios do Estado já adotaram uniforme escolar, como Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Canoas e Passo Fundo.

O vereador Alberto Heck (PT), que é professor da rede municipal, apresentou uma emenda para que a definição da tipologia dos uniformes fosse discutida previamente com as direções e comunidades escolares. Assim, cada escola poderia adotar um modelo diferente. A emenda, porém, teve pareceres desfavoráveis da Comissão de Constituição e Justiça e da procuradoria jurídica e acabou rejeitada – apenas o próprio Heck votou a favor.

LEIA TAMBÉM: Uso de uniformes divide opiniões em escola de Santa Cruz do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.