Legislativo 09/02/2021 11h41

Vereadores aprovam decreto de emergência em Santa Cruz

Ao todo, duas propostas do Executivo foram votadas na noite dessa segunda-feira

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul realizou a segunda sessão ordinária na noite dessa segunda-feira, 8, quando aprovou dois projetos de origem do Executivo. O primeiro é o decreto de situação e emergência pela enxurrada que assolou o município no dia 28 de janeiro deste ano, que causou uma série de prejuízos. O documento foi analisado em regime de urgência e acabou aprovado por unanimidade.

O segundo projeto aprovado foi o que autoriza a alteração do Plano Plurianual 2018-2021 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021, abrindo créditos adicionais no valor de R$ 38.158.386,66. O projeto envolve a realocação promovida na Reforma Administrativa em função da necessidade de ajustes na peça orçamentária para o exercício de 2021, assim como a inclusão da Secretaria Municipal de Segurança, Transportes e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte e Secretaria Municipal de Comunicação, no Plano Plurianual para o quadriênio 2018-2021 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021.

Os vereadores Alberto Heck (PT) e Leonel Garibaldo (Novo) se abstiveram na votação, que teve sua aprovação.

LEIA MAIS: Três projetos novos ingressam para a segunda sessão da Câmara

Demais expedientes

A vereadora Bruna Molz (Republicanos) teve aprovado um pedido de informações referente ao conserto e funcionamento do Castramóvel. Também requer informações sobre atendimento de médico ginecologista nos postos de saúde.

O vereador Daiton Mergen (MDB) realizou indicação de implantação de farmácias 24 horas. Professor Cleber (DEM) requer a criação do complexo esportivo “Brasil em Campo”, a criação do Fundo de Mobilidade Urbana, a realização de melhorias no pavimento da Rua 25 de Julho, Realização de melhorias na Rua Irmã Germana Rech.

Luizinho Ruas (PSD) indica a criação do cadastro de pessoas idosas acamadas, a ampliação da ciclovia da Rua Dona Carlota. Também indica ao Poder Executivo e ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) a eliminação da cobrança pelo estacionado rotativo aos sábados.

Raul Fritsch (Republicanos) requer a implantação de praça ao lado do ginásio da Escola São Canísio, a colocação de quebra-molas na Rua Oscar Hugo Martin e na Rua Arthur Jesus Ferreira.

Sérgio Moraes (PTB) indica a isenção do pagamento do IPTU aos que tiveram perdas com chuva torrencial de 28 de janeiro e a execução do nivelamento do leito da Rua Irmã Elma Esteves. A execução de serviço de tapa-buraco entre a Travessa Amazonas e a Rua Adolfo Pritsch, a retirada de árvore caída e de lixo na Rua Petrópolis. Além da realização de melhorias no asfalto da Rua Dona Leopoldina, a manutenção da estrada e serviço de limpeza no Corredor Gaspary e a realização de melhorias na Rua Parque Guarda de Deus.

Bruna Molz (Republicanos) requer o atendimento às gestantes em trabalho de parto no Centro Obstétrico. O vereador Daiton Mergen (MDB) requer a implantação do Projeto Música na Praça. Bruno César Faller (PDT) requer o tombamento da Brizoleta como patrimônio histórico do Município, a concessão de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a pavimentação da travessa que liga o Corredor Soder à Rua Afonso Bartz.

Rodrigo Rabuske (PTB) indica a pavimentação na entrada da Travessa Rabuske, a continuação da implantação da rede hídrica em São Martinho e a pavimentação da estrada de Linha Travessa. Ainda a manutenção e revitalização das paradas de ônibus em Linha Pinheiral, a recuperação da estrada que inicia na Rua Professor João Carlos Kolling, a viabilização de conversão para acesso à Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel.

Jair Eich (Progressistas) requer a revitalização da estrada geral de Linha João Alves a Rincão do Sobrado, a realização de melhorias no asfalto de Alto Linha Santa Cruz até Boa Vista, a implantação de acostamento na Avenida Deputado Eucluydes Kliemann, no Bairro Progresso, a realização de melhorias na praça existente no Bairro Monte Verde.

Gerson Trevisan (PSDB) indica o recolhimento dos galhos provenientes das podas de árvores, a colocação de faixa de segurança próximo ao prédio da Polícia Federal e a retificação na pavimentação da Rua Padre Luiz Müller.

LEIA MAIS: Câmara de Vereadores realiza a primeira sessão ordinária de 2021