Saúde 31/10/2014 07h37 Atualizado às 09h55

Gazeta Explica: Quando o coração pede ajuda

Entenda quais são os procedimentos que auxiliam no tratamento de pacientes diagnosticados com cardiopatias

Angina, infarto, parada cardíaca. Esses quadros clínicos avisam, por vezes de forma abrupta, que algo não vai bem com o órgão responsável por bombear sangue ao corpo humano: o coração. Nessas horas, inicia-se a corrida em busca de procedimentos para solucionar ou amenizar o mal-estar provocado entre os pacientes. É comum, no entanto, que as diversas possibilidades de intervenções cirúrgicas sejam confundidas pelo leigo.
Segundo a cardiologista Leonora Scherer, após a realização de exames que têm por função identificar o procedimento mais adequado, uma das possibilidades é a angioplastia. Ela tem a função de desobstruir a artéria coronária tanto em situações como dores no peito quanto após um infarto. Para evitar um novo “entupimento” no mesmo local, coloca-se uma espécie de pequena mola chamada stent.   “Ela se mantém aberta dentro da artéria, diminuindo a chance de que se feche novamente, o que garante um melhor resultado”, explica. Mas para que o tratamento seja realizado de forma satisfatória, é preciso que o paciente não interrompa as medicações prescritas. Ele também deve corrigir os fatores de risco que levaram ao quadro clínico anterior, com o controle da hipertensão arterial e diabetes, interrupção de vícios como o tabagismo e correção da alimentação, além da inserção de exercícios físicos na rotina.
Ainda conforme a especialista, o risco de morte durante uma angioplastia hoje é muito baixo, em torno de 0,5%. Complicações como o deslocamento do stent para outra parte mais distante da artéria, sangramentos ou ruptura até podem acontecer, mas são pouco frequentes. “O stent nada mais é que uma malha fina de aço que, no decorrer do tempo, vai incorporando as células da própria artéria ao seu material, fazendo com que o corpo o reconheça como sendo do próprio organismo.”    LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL DESTA SEXTA-FEIRA