Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mau tempo

Telmo Kirst vai decretar situação de emergência em Santa Cruz

Em virtude dos estragos causados pelo forte vendaval que atingiu diversos municípios doestado na noite do último sábado, 20, o prefeito Telmo Kirst vai decretar situação de emergência em Santa Cruz do Sul. De acordo com a Defesa Civil, 11 bairros foram atingidos, com quedas de árvores sobre casas e redes de iluminação pública, destelhamento de residências e outras avarias. Conforme o coordenador da Defesa Civil, José Dias Barbosa, os prejuízos totais ainda não foram contabilizados em termos financeiros. Com relação aos estragos registrados, até o momento o balanço aponta para 200 árvores caídas, 300 casas destelhadas, sendo quatro com destelhamento total e queda de 50 postes de iluminação. 

Outras duas residências que foram atingidas pela queda de árvores tiveram que ser interditadas, sob risco de desmoronamento. Já no interior do município, até a manhã desta segunda-feira, apenas um comunicado chegou do distrito de Monte Alverne, onde ocorreu deslizamento de terra. A Defesa Civil, juntamente com as secretarias municipais segue trabalhando na distribuição de materiais para reverter um pouco a situação sofrida pelas famílias atingidas pelo vendaval. Até o final da tarde de ontem já foram distribuídos 12 mil metros de lonas e 2.077 telhas Brasilit. 

Uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Obras e Viação; Transportes e Serviços Públicos; Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade; Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, mais Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, organizaram-se em seis frentes de trabalho e atuaram no cadastramento e atendimento às famílias durante todo o domingo. Foram cadastradas 106 pessoas e 87 residências foram atendidas com roupas, alimentos, colchões e cobertores.

Publicidade

Já na manhã desta segunda-feira, 22, cerca de 40 pessoas procuraram a Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, junto ao Poliesportivo, em busca de auxílio. Também o Cras Beatriz Jungblut está prestando atendimento às comunidades da zona sul. Nesta segunda e terça-feira, a Central de Serviços da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade estará trabalhando em horário normal para atender as localidades mais atingidas.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.