Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Município cria controle para gerenciamento do sistema de vagas nas Emeis

Com o objetivo de gerir o ingresso de novos alunos nas Escolas Municipais de Educação Infantil, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul está implantando um sistema totalmente informatizado para o controle da lista de espera de crianças e o gerenciamento das vagas disponíveis nas instituições. Idealizada pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), a Central de Vagas garantirá mais modernidade, agilidade e transparência ao processo, que até então era realizado de forma manual.

Hospedado em um servidor próprio da Prefeitura, o novo software poderá ser acessado em qualquer computador pelos gestores das escolas, que abastecerão o sistema com informações referentes à movimentação de alunos, como o cadastro das crianças que efetuaram a inscrição e os dados relativos às matrículas nas unidades de ensino. “Através do cruzamento destas informações, o sistema realizará a classificação das crianças cadastradas conforme os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, baseados na renda familiar, comprovação de trabalho da mãe e data da inscrição. Na prática o sistema informatizado vai dar muito mais agilidade e precisão na análise da lista de cada escola, apontando também os casos onde a mesma criança está inscrita em mais de uma Emei”, explica o programador do DTIC, Ricardo Voigt.

Além da parte cadastral, o novo software possibilitará aos gestores lançar relatórios periódicos no próprio sistema, em vez de encaminhá-los manualmente à Smec, reduzindo assim a emissão de papel. “Para o futuro, já está sendo conduzida a integração da Central de Vagas com o Sistema Educacenso, o que garantirá mais agilidade e fidelidade no envio das informações ao Censo Escolar”, adianta o coordenador do DTIC, Silvério Bender.

Publicidade

Para que estejam aptos a utilizar o sistema, os gestores das Emeis estão realizando o lançamento dos dados nos softwares sob supervisão e orientação da equipe do DTIC. A capacitação ocorre no Núcleo Tecnológico da Smec, envolvendo também outros servidores da pasta. A previsão é de que, até o final do ano, o cadastro das informações esteja finalizado.

O secretário municipal de Fazenda, Álvaro Conrad, salienta que o sistema a ser implantado foi desenvolvido observando as peculiaridades verificadas pela equipe da Smec sem custo adicional ao município. “Esta ferramenta inédita desenvolvida por técnicos de carreira do Município, além de proporcionar um efetivo controle e dar transparência ao ingresso de alunos nas Emeis, vem demonstrar que a área de Tecnologia da Informação e Comunicação está plenamente capacitada para assumir novos desafios no que diz respeito ao controle dos sistemas informatizados pela Prefeitura, visando atender as demandas da população”, afirma.

Para a diretora da Emei Vovô Albino, no Bairro Santa Vitória, Julie Daiani Deboer Arend, o novo software facilitará significativamente o trabalho executado pelos gestores das instituições, tanto em relação ao controle das vagas quanto à emissão de relatórios estatísticos. “Antes, não tínhamos noção sobre a lista de espera de outras escolas. Agora, o próprio sistema identifica casos em que a criança já está matriculada em outra escola ou inscrita em mais de uma Emei, além de classificar automaticamente a lista com base nos critérios pré-definidos”, explica. À frente da Vovô Albino há seis anos – quatro como diretora e dois como vice –, Julie acredita que a ferramenta irá auxiliar a Smec na coleta de informações sobre cada instituição, uma vez que o sistema reunirá dados mais precisos. Atualmente, a Vovô Albino possui 102 alunos matriculados.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.