Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

Granol confirma instalação de unidade em Santa Cruz

Uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro começa a operar em Santa Cruz do Sul no próximo mês. A paulista Granol vai instalar uma unidade de captação de soja junto das instalações da Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), na ERS-412, na região do Autódromo Internacional.

O termo de arrendamento por cinco anos de parte da estrutura da Cooperfumos será assinado na próxima terça-feira. Atualmente, a empresa está presente, além de São Paulo, em outros cinco estados. No Rio Grande do Sul, são 13 unidades – incluindo Candelária, Pantano Grande e Sobradinho. A unidade de Santa Cruz servirá para recebimento, armazenamento, limpeza e expedição de grãos destinados ao complexo industrial de Cachoeira do Sul, no Vale do Jacuí-Centro, onde é feito o esmagamento para produção de biodiesel e outros derivados.

Em um primeiro momento, a empresa vai utilizar quatro silos graneleiros da Cooperfumos com capacidade de 1,5 mil toneladas cada. A expectativa é agregar entre 150 mil e 200 mil sacas à safra atual, adquirindo soja de produtores da região. Em Santa Cruz, as plantações se concentram principalmente na área anexada, mas o volume é considerado pouco expressivo – 2 mil hectares na safra 2013/2014, de acordo com o IBGE – em função do perfil agrícola do município, baseado em propriedades de pequeno porte, ao passo que a cultura demanda produção em larga escala para ser rentável. Já Rio Pardo, por exemplo, registrou no mesmo período 55 mil hectares de área plantada.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.