Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Carnaval 2015

Irmãos da Opa, Batutas da Orgia e Inhandava desfilam em Taquari

As escolas de samba fizeram a festa no Carnaval de Taquari na noite desse sábado, dia 14 de fevereiro, na Passarela do Samba Pedro Renato Miranda (Tancão). As agremiações do município, Irmãos da Opa e Batutas da Orgia, e a Inhandava, de Bom Retiro do Sul, apresentaram seus sambas de enredo para o público que ocupou todos os espaços ao longo da Rua Sete de Setembro.

Na cerimônia de abertura da noite, o deputado estadual Adão Villaverde destacou a dedicação dos carnavalescos na realização da festa em Taquari. “Tenho certeza que cada vez mais o carnaval taquariense irá crescer, com o trabalho e empenho de todos vocês”, afirmou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, relembrou a noite “Recordar é Viver” realizada na sexta-feira, dia 13, onde uma banda formada especialmente para a ocasião apresentou diversos sambas de enredos antigos das escolas de Taquari e também hinos dos clubes do município. “A recuperação da memória dos carnavais antigos será um compromisso nosso. Ano que vem faremos esse resgate novamente e o evento fará parte da programação do Carnaval de Taquari daqui para frente”, disse. Maneco também agradeceu ao empenho de todos para realização da folia do momo deste ano, frisando que união e o trabalho de todos é fundamental para fazer a realização do evento.

Publicidade

Durante a abertura da programação também foi entregue à família de Pedro Renato Miranda (Tancão) uma placa em homenagem a memória do ex-rei momo de Taquari que neste ano batizou a Passarela do Samba do carnaval do município. Tancão era um funcionário público apaixonado pelo carnaval, e durante dez anos levou a sua paixão para a avenida.

A Irmãos da Opa abriu a noite de desfiles apresentando o tema “Lendas e mitos do sul”. O desfile contou com oito alas e cinco alegorias. A comissão de frente representou o “Quero-quero, sentinela do Rio Grande”, e o primeiro carro tratou da lenda desta ave típica da região. A agremiação apresentou, também, os mitos do Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio, o lobisomem e as bruxas. Na bateria, a Irmãos da Opa veio trazendo os índios, personagens importantes da formação do Estado.

A próxima escola a entrar na avenida foi a Batutas da Orgia com o tema “Batutas volta a ser criança”. O desfile contou com nove alas, sete alegorias, sete destaques nos carros e cinco no chão. A agremiação entrou na avenida com a primeira alegoria intitulada “Em busca da terra do nunca”. No decorrer do desfile a escola instigou a todos buscarem a criança existente em cada um. Ainda passaram pela Passarela do Samba as alegorias “Brinquedos e brincadeiras”, “Caixa Musical”, “Circo”, “Doces e Guloseimas”, “Medos” e “Imaginação”.

Publicidade

A última escola a desfilar foi a Inhandava, de Bom Retiro do Sul, com o tema “Só no sapatinho”. O enredo foi uma forma de homenagear a produção calçadista, importante para economia do município e região. A agremiação apresentou na avenida diversas alas e alegorias que contaram a história do calçado desde o surgimento do homem. A comissão de frente abriu o desfile trazendo os homens da caverna para o samba. Os representantes da Inhandava agradeceram o convite da Prefeitura para desfilar no Carnaval de Taquari e enfatizaram a importância da valorização da cultura e da união entre as escolas do município e de Bom Retiro do Sul.

Para encerrar a noite, a turma da Barraca Armada realizou o seu tradicional arrastão pela Passarela do Samba. Foliões de diversos blocos e grupos seguiram o trio elétrico até a frente do Clube Alvi Negro.

Na noite deste domingo, dia 15, a programação do Carnaval de Taquari conta com o desfile dos blocos e turmas de carnaval. Ao todo, nove grupos desfilarão pela Passarela do Samba, com o tradicional arrastão da Barraca Armada encerrando novamente a noite de programação. Na segunda-feira, dia 16, Batutas da Orgia e Irmãos da Opa voltam a desfilar na avenida e na terça-feira, dia 17, o arrastão da Barraca Armada encerra a programação do Carnaval de Taquari em 2015.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.