Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Prédio da antiga Cooperativa Rio Pardinho será revitalizado

 Sede da subprefeitura de Rio Pardinho e do posto de saúde do distrito, o prédio da antiga cooperativa da localidade passará por um intenso processo de revitalização. Viabilizada através da união de esforços entre governo municipal e empresas locais (Hotel Charrua, Souza Cruz e escritório de arquitetura Téia+Iara), a reforma incluirá renovação da pintura, troca de pisos, substituição de esquadrias, renovação do telhado, melhorias nas instalações elétricas, entre outras intervenções.

Com as obras, além da subprefeitura, o prédio passará a abrigar as atividades do Centro Integrado entre Gerações (CIEG), bem como outros projetos socioesportivos; além de Biblioteca e Museu Colonial – antigas reivindicações da comunidade de Rio Pardinho. O espaço aos fundos do prédio, que até então vinha sendo ocupado pelo CIEG, será destinado para a implantação de uma cooperativa de leite. Já o posto de saúde passará a funcionar na estrutura que está sendo erguida ao lado.

Conforme explica o secretário de Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, o projeto surgiu em virtude da intensão da Secretaria Municipal de Agricultura em retomar o espaço aos fundos da antiga cooperativa. Procurada pelo CIEG, a Prefeitura buscou alternativas para a manutenção do Centro, incluindo assim a ampliação das atividades. “É uma parceria sadia, que não onera o poder público e envolve diversas secretarias municipais no resgate de Rio Pardinho como berço cultural e histórico”, afirma.

Publicidade

Além da participação da Secretaria de Relações Comunitárias e Esporte na coordenação do projeto de revitalização e implantação de novas ações socioesportivas, e da Agricultura no que diz respeito à cooperativa do leite, a iniciativa envolve ainda a secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação na aquisição de materiais para a obra e implantação de projetos sociais; Educação e Cultura nas atividades relacionadas à Biblioteca e Museu Colonial; Obras e Viação, na remodelação do espaço da subprefeitura; e Turismo, pela valorização da Rota Germânica do Rio Pardinho.

O projeto conta com o apoio do Hotel Charrua, que disponibilizará recursos para a mão de obra; e Souza Cruz, na captação de recursos via Lei Rouanet para mobiliário e manutenção das atividades. Já a Prefeitura entrará com os materiais para a revitalização. O responsável pelo projeto é o engenheiro da Secretaria de Habitação, Carnielo José Schuh, que contará com o apoio voluntário dos profissionais do escritório de arquitetura Téia + Iara. O investimento total é estimado em R$ 400 mil, com meta para conclusão da obra até o final de 2015.

Na última segunda-feira, 23, a ideia foi apresentada ao prefeito Telmo Kirst pelo secretário Henrique Hermany, vice-prefeita Helena Hermany, e representantes do Hotel Charrua e Souza Cruz. Na oportunidade, o prefeito elogiou a iniciativa e confirmou o apoio do Executivo. “Fico feliz em ver o envolvimento dos empreendedores da região na valorização do patrimônio do município. São de parcerias como esta que Santa Cruz precisa”, disse.

Publicidade

Na próxima quinta-feira, 26, representantes do governo municipal e entidades apoiadoras apresentarão o projeto de revitalização à comunidade de Rio Pardinho. O encontro será no prédio da subprefeitura.

Desapropriação

Antigamente incorporado à Cooperativa Agrícola de Soledade, o prédio a ser revitalizado foi desapropriado através de Decreto nº 4.285 de 24 de abril de 1995, quando passou a ser patrimônio do município de Santa Cruz para a instalação da subprefeitura, posto de saúde e outros equipamentos comunitários no Distrito.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.