Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Prefeitura de Santa Cruz incentiva cultivo de noz pecan

O prefeito Telmo Kirst recebeu na tarde desta sexta-feira, 27, a visita de dois investidores do Equador. Os primos Enrique Swoboda e Jorge Lussio, que formam a empresa El Porvenir, apresentaram ao chefe do Executivo o projeto de incentivo ao cultivo de noz pecan no interior do município. Em agosto de 2014, a dupla iniciou os investimentos na zona rural, com a aquisição de terras para o plantio. A ideia surgiu no ano passado, em uma visita a Expoagro, que destacou a cultura como boa fonte de renda, alta rentabilidade e baixo custo de produção. 

Como um dos sócios, Jorge Lussio, reside no Brasil, as negociações ficaram mais fáceis. Atualmente, a El Porvenir já adquiriu 58 hectares em Linha Antão, no Distrito de Monte Alverne. Destes, 38 hectares já foram preparados para o plantio. Conforme Lussio, a empresa segue em tratativas para a compra de outros 72 hectares em Monte Alverne e Linha Nova. “Queremos transformar pastagens em bosques, o que também incentiva a preservação do meio ambiente. Como o próprio nome da empresa diz, El Porvenir, ou seja, por um futuro melhor para as próximas gerações”, explica.

A plantação deve iniciar no mês de junho, com mudas oriundas de Cachoeira do Sul. O projeto prevê o plantio de 186 mudas por hectare. Na oportunidade, o prefeito Telmo Kirst parabenizou a iniciativa dos investidores e colocou a Prefeitura à disposição para auxiliar no que for necessário. Desta forma, as secretarias de Agricultura, Obras e Viação, e a subprefeitura de Monte Alverne darão o apoio logístico no que diz respeito à preparação das terras e estradas nas localidades. “Santa Cruz agradece esta bela iniciativa, que representa uma boa alternativa de renda aos agricultores”, disse. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.