Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Pavimentação com Con-Aid começa esta semana em Quarta Linha Nova Baixa

A Secretaria Municipal de Obras e Viação inicia esta semana as obras para pavimentação de mais uma estrada no interior de Santa Cruz do Sul, através do sistema Con-Aid. Na tarde desta quarta-feira, dia 4, o prefeito Telmo Kirst, esteve em Quarta Linha Nova Baixa para acompanhar a chegada das máquinas e do material.

Pertencente ao distrito de Monte Alverne, a localidade será a segunda no município a receber o novo sistema de estabilização de solos, uma pavimentação de baixo custo e maior durabilidade. O anúncio da obra havia sido feito pelo prefeito aos moradores no início de fevereiro.

Conforme o secretário de Obras e Viação, André Scheibler, que também esteve no local, o revestimento será executado em um trecho de aproximadamente um quilômetro e meio, passando pelo cemitério da localidade e a bifurcação que leva à 4ª Linha Nova Baixa. A obra que deverá estar concluída ainda este mês, será executada por uma empresa de Lajeado, vencedora da licitação.

Publicidade

A experiência no município, primeiro do Vale do Rio Pardo a utilizar o produto de alta tecnologia, originário da África do Sul, iniciou com um projeto-piloto na Rua Bruno Pritsch, em Linha João Alves, onde o material já se mostrou resistente às mudanças climáticas.

Como explica Scheibler, a alternativa tem como uma das grandes vantagens a economia. “No caso da estrada de Quarta Linha Nova, devido à extensão e ao número de moradores, a parceria para pavimentação seria muito dispendiosa para os agricultores, o que fez com que optássemos pelo Con-Aid”, diz.

A significativa economia para os cofres públicos, que resulta do uso dessa nova tecnologia, segundo o engenheiro Leandro Kroth, não ocorre apenas na fase de construção da estrada, mas está ligada principalmente à sua manutenção ao longo do tempo “Pode haver necessidade de alguma ou outra intervenção pontual, mas por um período de quatro a cinco anos as condições são de muito bom estado de conservação”. Ele disse ainda que o Con-Aid elimina problemas comuns das estradas sem asfalto, como o barro nos dias de chuva e o desprendimento de pó nos dias secos.

Publicidade

A localidade de 4ª Linha Nova Baixa já havia sido contemplada pelo atual governo com a construção de uma rede hídrica, inaugurada em janeiro do ano passado, e que beneficiou cerca de 70 famílias com o sistema de abastecimento de água potável.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.