Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Turismo

De Linha Nova para um descanso à beira-mar

Passados janeiro e fevereiro, é chegada a hora de focar no trabalho e retomar as atividades rotineiras, certo? Nem tanto. Para muitos, o mês de março se aproxima com sabor de férias e, melhor ainda, com gostinho de economia. Isso porque a opção em se deslocar para destinos procurados como o Litoral Gaúcho se torna bem mais em conta, quando comparada com a alta temporada do verão. Alternativa esta que a família Soder adota há, pelo menos, 15  anos. Com as malas prontas desde a última quinta-feira, Gerson Luis, 48 anos, Ivone Teresinha, 45, e as filhas Djamile, 11, e Andressa 17, mal contavam as horas para embarcar na excursão que os levaria a uma das praias mais conhecidas do Rio Grande do Sul neste fim de semana: Capão da Canoa. 

Moradores de Linha Nova, no interior de Santa Cruz do Sul, eles participam de viagens organizadas pela Associação do Clube de Mães, sempre que possível. Entre os destinos já desbravados estão Arroio do Sal, Arroio Teixeira e Torres. Já no inverno, a programação muda de rota e chega às cidades turísticas da Serra como  Gramado, Canela e Bento Gonçalves. “No interior, não tem como fechar a casa e ir embora. Só podemos ir porque revezamos com o sogro e a sogra. Um ano nós vamos, e eles ficam cuidando dos trabalhos pendentes; no outro acontece o contrário”, comentou a agricultora Ivone.

Para os trabalhadores que escolhem viajar nos períodos em que a movimentação já não é mais tão intensa, as vantagens financeiras são muitas. Conforme a agente de viagens Débora Costa de Borba Matte, encerrado o Carnaval, as tarifas em hotéis e pousadas chegam a baixar entre 20 e 40%. “Quanto maior for a antecedência na hora de reservar os pacotes, mais variedade e opções de valor o cliente tem”, explica. 

Publicidade

Atividade esta praticada à risca pela organizadora da excursão em Linha Nova, Marli Inês Görck. Assim que fechou a lista de 54 pessoas, a agente de saúde e também presidente da Associação reservou o hotel com três meses de antecedência. “Fiz uma pesquisa sobre o que valia mais a pena e, após decisão coletiva, fechei negócio”, conta. Serão três dias de hospedagem com café da manhã pelo valor de R$ 200,00 por pessoa. Mas a organização não para por aí. Até os lugares no ônibus já estão destinados. “Os mais velhos vão na frente e o pessoal mais “bagunceiro” atrás”, descontrai.

Período para relaxar

Curiosos em conhecer o hotel reservado nada menos do que à beira do mar, a família Soder contabilizava o que não poderia faltar na bagagem. Protetor solar, chapéus e roupas de banho foram os primeiros itens. Outro acessório indispensável, é claro, foi o isopor. “A cerveja tem que estar bem geladinha, se não perde a graça”, brincou Gilmar Soder que, às vésperas da viagem, não via a hora de poder relaxar. E a diversão garantida já começa na própria excursão. Antes de dar início à viagem, o grupo realiza uma oração com a finalidade de pedir proteção durante as horas em que permanece na estrada. Depois, comenta Soder, é só piada. “Tem amigos que, já disseram, não vão deixar ninguém dormir.”

Publicidade

À beira da praia, ainda estão combinadas peladas de futebol, banho de mar com as filhas e, à noite, o hotel vira cenário de cassino. “Cada um tem a liberdade de fazer o que quer, mas campeonatos de pife já são quase uma tradição”, finaliza a organizadora Marli. Ao retornarem, na segunda-feira, é hora de esperar o inverno chegar e estipular mais um destino.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.