Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Moradores protestam no Faxinal Menino Deus

Com gritos de “queremos luz”, moradores da área verde próxima à Rua Deputado Júlio de Oliveira Vianna, no Bairro Faxinal Menino Deus, protestaram ontem contra o corte de energia elétrica sofrido na última segunda-feira. Eles fizeram uma barricada de fogo e bloquearam a via, impedindo o trânsito de veículos. A área é ocupada ilegalmente e o abastecimento de energia foi suspenso pela AES Sul por falta de pagamento. 

Quarenta moradores da região e membros das 20 famílias atingidas pelo corte se reuniram para protestar. Os manifestantes batiam em latas e tampas de panela para exigir um desfecho para sua situação. Dentre eles estava a dona de casa Solange Zeferino, uma das quatro moradoras que procuraram o Ministério Público durante a semana tentando resolver o impasse. Eles estão inscritos em programas de moradia popular da Prefeitura e aguardam poder sair do local. Segundo Solange, a população do local tenta se arranjar com velas à noite, mas sabe que a situação é insustentável. “Eu tenho as crianças pequenas, há família com idosos, isso não pode ficar assim”, diz.

Sem uma solução ou um posicionamento do Ministério Público, os habitantes da área afirmam que não viram outra opção senão o protesto. “Nós não estamos pedindo esmola, só queremos o que é nosso direito”, diz a dona de casa Inês Teresinha Machado, que mantinha o pagamento da conta de luz junto com os outros residentes da área. Esses estavam se abastecendo por meio de ligações ilegais – os “gatos”.

Publicidade

A movimentação foi acompanhada por um caminhão do Corpo de Bombeiros e dois veículos da Brigada Militar. Segundo o tenente Félix, os policiais apenas observaram o protesto, pois não haveria motivo para intervir enquanto a reunião fosse pacífica. “Nós entendemos que as pessoas estão no seu direito constitucional de se manifestar”, afirma.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.