Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rio Pardo

Rincão Gaia inaugura mirante astronômico

O disco de concreto com a rosa-dos-ventos moldada em granilha que agora compõe o cenário do Rincão Gaia foi inaugurado neste sábado para servir de base para os visitantes desbravarem o céu. O projeto elaborado pela Fundação Gaia – Legado José Lutzenberger do mirante astronômico é fruto da oficina Decifrando o Céu do Sul, ministrada pelo físico Claudio Bevilacqua, diretor do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), duas vezes por ano no local – no equinócio do outono e da primavera. 

Segundo Bevilacqua, o Rincão é considerado um local ideal para visualizar o céu, uma vez que permite uma vista panorâmica da abóboda celeste. Além disso, o baixo impacto da poluição luminosa, comum nos centros urbanos e arredores, favore a visibilidade. O trabalho de paisagismo do novo ambiente foi feito por Adolfo Muller, que utilizou a brita do próprio rincão para contornar o disco e bancos em arenito e canteiros para delimitar o espaço dedicado ao mirante. O Rincão Gaia está localizado no interior de Rio Pardo, nas proximidades com a divisa com Pantano Grande e da BR-290.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.