Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Centenária

Moradora de Rio Pardinho faz cem anos

O distrito de Rio Pardinho está em festa. Nesta segunda-feira, uma de suas mais ilustres moradoras completa um século de vida. E a festa, como não poderia deixar de ser, já começou. O aniversário de Holga Paulina Eifert, que nasceu em 23 de março de 1915, é motivo de orgulho e emoção tanto para sua família quanto para toda a comunidade que a conhece e a admira.

A história de Holga em Rio Pardinho só teve início quando ela terminou a escola e foi trabalhar na cooperativa do distrito. Antes disso, para estudar, precisou se mudar de Herveiras para Alto Sinimbu, onde havia colégio. E a partir daí as dificuldades na sua vida não foram poucas. Além de ter que sair cedo da casa de seus pais, precisou ficar em casa de famílias para ter educação completa.

Após o colégio, era hora de procurar um trabalho e foi em Rio Pardinho que ela achou. Na cooperativa não apenas conseguiu o desejado emprego como também encontrou seu marido. Durante 55 anos foi casada com Henrique Eifert, falecido há 20 anos. No tempo de casados, decidiram comprar um terreno e viver da agricultura. Nesta nova casa, tiveram seus três filhos – Traudi, Doris e Darci – e toda uma história de vida. Hoje com cinco netos e dois bisnetos, dona Holga, ainda esbanjando saúde, chega aos 100 anos.

Publicidade

Para Traudi Peterson, que hoje ajuda nos cuidados da mãe, Holga foi uma guerreira e uma grande mulher da família. “Ela levou uma vida de muito trabalho. Além de ajudar meu pai, cozinhava como ninguém e organizava sempre com muito cuidado as nossas festas de família”, relembra a filha. Mas talvez o segredo, explica, seja o fato de a aniversariante desta segunda-feira sempre ter seu tempo para descansar. “Ela nunca deixou de dar uma dormidinha depois do meio-dia. É tradição.”

Recentemente Holga teve ainda uma nova felicidade: seus primeiros bisnetos. A filha Doris Eifert conta que sua mãe teve que esperar até quase os 98 para isso. “Ela estava ansiosa, mas eles vieram. Com quase 100 anos ainda viu o nascimento de duas novas crianças na família. Foi muita felicidade”, celebra.

E apesar de nas últimas semanas a aniversariante ter passado por alguns problemas de saúde, as filhas contam que nos exames o médico foi muito positivo: nada grave com a centenária dona Holga. Não poderia ser diferente – foi uma guerreira em toda sua vida e continua sendo nos dias de hoje.

Publicidade

Festas e mais festas

Todo mundo sabe que não é uma data qualquer. Não é todo dia que alguém faz 100 anos e, por isso, não vai ser pouca festa. A primeira celebração já aconteceu na última quarta-feira, no Centro Comunitário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana Centro de Rio Pardinho. Como Holga Eifert é integrante há décadas da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase) do distrito, nada mais justo que ser realizado um encontro especial em sua homenagem.

Como se reúnem na terceira quarta-feira do mês, as senhoras se encontraram no último dia 18 para já comemorar os 100 anos de sua ilustre colega. Durante a tarde, várias das 63 mulheres que integram a Oase de Rio Pardinho homenagearam a aniversariante. O pastor emérito Osvaldo Jähn iniciou a celebração, que também contou com música, presentes, confraternização e até uma torta com dona Holga apagando as velinhas de sua nova e importante idade.

Publicidade

Um dos destaques do encontro foi o fato de que Holga é a primeira das senhoras da Oase a chegar aos 100 anos. Mas foi lembrado que outras estão próximas. Pelo menos três integrantes já estão com seus “noventa e tantos”. Além dessa festa, a família Eifert celebra o aniversário da mãe, avó e bisavó Holga. Neste domingo todos vão festejar juntos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.