Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança pública

Grupo busca recursos para reativar câmeras em Venâncio Aires

Os conselheiros integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Venâncio Aires (GGI-M) se reúnem nesta quarta-feira, 1º, para discutir maneiras de reativar as câmeras de videomonitoramento. O encontro ocorre a partir das 14 horas, na Sala de Reuniões da Prefeitura. Na ocasião, o grupo debaterá métodos para angariar recursos para recolocar os equipamentos em funcionamento e assegurar sua manutenção. A recuperação das câmeras está orçada em cerca de R$ 80 mil, enquanto o custo mensal de operação é de aproximadamente R$ 7 mil.

Conforme o secretário municipal de Administração, Leandro Pitsch, o sistema de videomonitoramento foi desligado por conta do fim do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A descontinuidade do programa provocou o fim do repasse de recursos para a manutenção das 20 câmeras instaladas no Centro e nos principais acessos à cidade. A situação foi agravada por conta de intempéries climáticas ocorridas quando a manutenção já havia sido interrompida pela falta de recursos.

Para reativar as câmeras mais rapidamente, uma das alternativas pode ser transferir da Prefeitura para algum dos órgãos integrantes do GGI-M a responsabilidade pela contratação de empresa para recuperação e manutenção do sistema. Segundo Pitsch, este método dispensaria a necessidade de licitação pública sem perder a transparência do processo. Nesta hipótese, o órgão responsável pela contratação da empresa ficaria incumbido de realizar prestação de contas à comunidade. O assunto será debatido entre os conselheiros no encontro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.